Burger King "coloca" clientes no lanche

Com uma câmera escondida em um dos caixas da loja, a Burger King pretende surpreender o consumidor na hora da entrega do pedido. Isso porque o lanche vem embrulhado com um adesivo cuja estampa é a foto do cliente, que foi tirada segundos atrás. A ação “Face on the pack” foi criada no Brasil pela Ogilvy e pode ser utilizada em outros países onde a rede de fast food está presente.

A primeira unidade a receber a novidade foi a do bairro Santo Amaro, em São Paulo. A reação dos participantes está sendo filmada pela Bossa Nova Filmes e será transformada em uma campanha viral na internet. Segundo o gerente sênior de marketing do Burger King no Brasil, Rafael Romero, a experiência deve seguir na loja por mais duas semanas e, dependendo do resultado, poderá ser executada em outras unidades do País. “Acho que a ação representa bem o conceito que a marca quer passar. Esperamos surpreender o nosso público, tanto que a câmera fica bem escondida no caixa e ninguém é avisado que está sendo fotografado”, explica.

A marca, que está presente há cinco anos no Brasil e deve fechar o ano com um crescimento na ordem de 8%, passou a adotar, no último mês, em sua comunicação no País o “Rei” – personagem ícone da rede no mundo. A campanha trazia o slogan “Nada na vida é feito na hora, mas no Burger King é. Burger King, a gente faz do seu jeito”, que agora ganha reforço com a ação das fotografias nos lanches.

Seguindo essa linha, a próxima campanha da marca será lançada em janeiro de 2010, mas os detalhes da ação ainda não foram divulgados.

Crescimento

A rede, uma das líderes na área de fast food no mundo, tem crescido em uma velocidade média de uma loja a cada mês, segundo Romero. Com ano fiscal iniciado em junho, a rede abrirá em 2009 quatro unidades, sendo que uma dessas chegará ao mercado de Santa Catarina (Camboriú) na próxima segunda-feria (21), totalizando 72 lojas no País (30 dessas em SP). Número ainda tímido, levando em consideração que a concorrente Mc’Donalds possui no Brasil 1.200 pontos-de-venda.

“Temos muito espaço para crescer no Brasil. No México, por exemplo, são 420 lojas. Esperamos que em 2010 o crescimento seja 50% maior que o desse ano. Vamos investir nisso”, afirma Romero.

Ainda segundo o executivo, a operação brasileira representa apenas 2% do faturamento da rede no mundo, que é abastecido, principalmente, pelas unidades dos EUA, México, Espanha, Rússia, Porto Rico e Japão.

O sistema de franquias da rede no Brasil é liderado por 10 grupos de investidores, que controlam diferentes regiões. Cerca de 5% de todo o faturamento no País é destinado para ações de marketing.

por Daniela Dahrouge