Burger King realiza mudanças no marketing
O Burger King inicia 2014 com uma série de mudanças em sua relação com o marketing. Desde o primeiro dia do ano, o departamento tem um novo diretor global: o alemão Axel Schwan, que já atuava como vice-presidente executivo da rede e agora acumula as funções. Ele assume o lugar até então ocupado pela brasileira Flavia Faugeres, que permaneceu no posto por dois anos e três meses.
Agora, a rede também inicia uma revisão com sua relação com agências de publicidade. A primeira delas é o rompimento com a Mother, que desde fevereiro último atuava como principal parceira entre um pool que inclui as também americanas McGarryBowen e Pitch, além da brasileira David. Segundo informações do Advertising Age, o fim do contrato se deu por “divergências criativas”.
A relação do Burger King com agências de publicidade vem sendo altamente mutável desde meados de 2011. No período, a rede fast-food rompeu seu relacionamento com a Crispin Porter + Bogusky, que já durava sete anos e se apresentou como uma das parcerias de maior sucesso entre agência e anunciante da última década, rendendo ao cliente bons resultados em market share e, à agência, uma série de prêmios – incluindo Grand Prix de Titanium and Integrated no Cannes Lions 2007.
Com o rompimento, o anunciante entregou sua conta à McGarryBowen, poucos meses depois, ainda em 2011, decidiu pela definição de um grupo de parceiros que passou a contar também com Mother e David. Até o momento, a rede não anunciou qual será sua estratégia de relacionamento com as atuais agências, ou se o grupo pode ganhar mais representantes.
Recentemente, o Burger King também realizou uma revisão de sua agência responsável pela compra de mídia. Após concorrência, a conta passou da Starcom, uma das principais operações do Publicis Groupe na área, para a modesta Horizon.