A SapientNitro iThink anuncia a conquista da conta digital de Buscopan, medicamento da Boehringer Ingelheim indicado para alívio das dores na região abdominal. Segundo Vinicius Santos, gerente de grupo de produtos da linha OTC (isentos de prescrição médica) da empresa farmacêutica, a parceria com a agência foi fruto de um projeto de meses. “Recorremos a um processo praticado em nosso time global, na Alemanha. Fizemos uma lista de agências que consideramos interessantes e participamos de almoços e visitas, programas que definimos como ‘chemistry meetings’ (‘reuniões de química’, em tradução livre). Acreditamos nessa ‘química’ com a empresa parceira, então nosso objetivo era conhecer o time de profissionais, ficar próximo dele”, contou o executivo. Santos afirmou que quatro ou cinco empresas participaram da concorrência pela conta. O resultado foi definido no final de 2012.
Nesta nova fase, o posicionamento da marca permanecerá o mesmo. Uma das primeiras ações foi a criação de uma fan page para Buscopan no Facebook que, em cerca de um mês e meio, conquistou mais de 38 mil fãs. “Seja no Facebook ou em qualquer outro ambiente digital, uma campanha online deve ter como foco a geração de valor para o público-alvo. Entreter o consumidor deve ser uma preocupação constante e com Buscopan não será diferente. Queremos nos aproximar e educar esse consumidor, sempre por meio de conteúdos leves”, disse Marcelo Tripoli, CEO da SapientNitro iThink. No sentido da educação, Santos destaca que grande parte do público masculino ainda tem Buscopan como um medicamento para mulheres. “Por conta dessa tradição em aliviar cólicas, há desinformação a respeito do produto”, explicou.
Ambos os executivos defendem a amplitude promovida pela plataforma digital. “Um produto como esse sofre muita limitação nos meios offline. O digital é bem mais flexível e permite um contato mais direto com milhares de consumidores”, destacou Tripoli. “Sem dúvida, é um ambiente que nos dá mais tempo para conversar com o público; muitas vezes, até ajudá-lo”, completou Santos.
A estratégia desenvolvida pela SapientNitro iThink envolve diversas iniciativas, ainda em sigilo. “Nos últimos anos, crescemos sempre em dois dígitos. Queremos manter esse crescimento e entendemos que essa manutenção só será possível com uma participação intensa no meio digital”, salientou o executivo da Boehringer Ingelheim do Brasil.
Fusão
Além de Buscopan, outras duas contas foram conquistadas desde a fusão da SapientNitro com a iThink, anunciada em janeiro: Mizuno e Philadelphia. E o primeiro cliente global trabalhado é a Harley-Davidson. “Temos percebido um aumento constante do interesse dos anunciantes por agências especializadas no ambiente digital. Até pouco tempo, projetos na plataforma online eram tocados por agências de offline, às vezes em conjunto com parceiros digitais. Atualmente, o foco tem sido mais direcionado. O digital deixou de ser coadjuvante”, afirmou Tripoli sobre o crescimento da empresa nos últimos meses.
IAB
Marcelo Tripoli, que assumiu em janeiro a presidência do comitê de agências do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), com mandato até dezembro, também falou sobre os principais projetos do comitê para o ano, que envolvem a educação do mercado. “Apesar de tudo que tem sido feito, ainda existe uma carência. Anunciamos recentemente um guia de boas práticas, disponível no site do IAB (iabbrasil.net), que reúne, por exemplo, dicas de como ‘brifar’ uma agência e como essas agências devem se posicionar com os clientes”, destacou.