BusTV/Casablanca já tem 850 monitores em São Paulo
Com investimento inicial de R$ 20 milhões realizado há cerca de 15 meses, a BusTV/Casablanca já dispõe de 850 monitores em 425 ônibus, como detalha o empresário João Coragem, de origem portuguesa, responsável pela introdução do canal de mídia no País. Apenas em São Paulo, aproveitando o cenário da Lei Cidade Limpa que proibiu a publicidade exterior na cidade. A Nestlé, Casas Bahia, Casas Pernambucanas, McDonald’s, Tim, Unilever e Uninove estão entre os anunciantes que utilizam o meio para disseminar mensagens comerciais.
Um dos pilares de crescimento da empresa é a abertura de filiais do negócio. As primeiras já operam em Brasília, Salvador e Recife. As próximas serão em Curitiba e Porto Alegre. Cada unidade exige investimentos de R$ 500 mil para uma frota de 100 ônibus.
“Neste momento, estão em análise mais de 15 propostas de cidades interessadas em integrar a rede BusTV/Casablanca. Fornecemos o sistema em cada praça, orientando o franqueado nas negociações com autoridades políticas e empresários de ônibus, com o propósito de obter uma perfeita funcionalidade e operacionalidade do sistema e do negócio”, afirmou Coragem.
Ele acrescenta que ao conteúdo exibido pela BusTV/Casablanca está em conformidade com a portaria 466 do Ministério das Comunicações, pois cumpre a determinação de disponibilizar legendas e som.
“Nosso objetivo é melhorar o serviço público de transporte. Temos, portanto, o comprometimento de incluir toda a população. Nossa programação combina informações de interesse público com oportunidades de negócios pertinentes para marcas dos mais variados segmentos da economia”, ele acrescentou.
O projeto prevê a expansão para 110 cidades com população superior a 250 mil habitantes e dois mil ônibus até o final de 2009. A programação evita violência. “Essas pessoas já recebem a pressão do dia-a-dia por isso escolhemos temas como saúde, culinária, entretenimento, esportes e moda”, disse Coragem acrescentando que foi desenvolvido um sistema próprio de fixação dos monitores para evitar que os buracos das estradas e avenidas não balancem a transmissão.
Outra vantagem da BusTV/Casablanca, como ressalta Coragem, é a segmentação das mensagens publicitárias.
“O trajeto do ônibus é analisado e o sistema programa comerciais de supermercados, bancos e postos de serviços de determinada área de influência, sempre vsob medida. A retenção é superior a 43% pois não corre mos o risco do efeito zapping”, argumentou Coragem.
Paulo Macedo