Buzzmonitor analisa share of image das marcas nas postagens do carnaval

Bebidas estão presentes em 2,5% das imagens analisadas; Brahma lidera aparições

Um estudo realizado pela Buzzmonitor revelou que as bebidas estão presentes em 2,5% das imagens do carnaval. A campeã de aparições é a Brahma com 0,60%, seguida da Amstel (0,40%), Coca-Cola (0,39%), Heineken (0,31%), Pepsi (0,19%) e Skol (0,10%).

As cervejas que aparecem no topo do share of image foram patrocinadoras de festas de Carnaval. A Brahma patrocinou o carnaval de rua de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, enquanto que a Amstel foi patrocinadora oficial dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, no Anhembi.

Para este estudo, foram levantadas imagens publicadas no feed do Instagram e coletadas através da Buzzmonitor, utilizando a hashtag #carnaval2024. No total foram publicadas 300.000 fotos (de forma pública) com a hashtag do evento no Instagram e analisadas 107 mil. Sendo imagens de pessoas ou de perfis comerciais.

O sucesso do filme Barbie, em 2023, inspirou a fantasia dos foliões para o carnaval 2024. Das imagens que têm alguma marca, 0,29% trazem o logo da Barbie ou de elementos similares a ele. No mapeamento, também foram detectadas marcas famosas que viraram fantasias, como Netflix e marcas de cerveja (Skol, Brahma e Antártica), por exemplo.

Além das festas e eventos, os usuários do Instagram também utilizaram a hashtag #carnaval2024 para registrar momentos de descanso, atividades esportivas e lazer em família. As marcas esportivas Nike e Adidas foram as mais  citadas. Já a Vans está muito associada a registros de celebrações.

Em comunicação e mídia destacaram-se a Globo (0,16%), Band (0,11%), Bandnews (0,9%) e Netflix (0,06%).

"A metodologia se baseia na aplicação de algoritmos de inteligência artificial para o tratamento de imagens e vídeos, permitindo assim o processamento rápido e preciso de grandes bancos de dados de imagens”, explica Breno Soutto, Head de Insights da Buzzmonitor.