Caf e Prosa Press lançam documentário sobre a crise de confiança digital
Produção aborda o impacto da inteligência artificial e das redes de fraude no Brasil
A Caf lançou o documentário 'A Nova Economia do Engano' com o objetivo de discutir a crescente crise de confiança digital e os desafios trazidos pelos avanços da inteligência artificial.
Produzido e idealizado junto com a Prosa Press, a peça busca conscientizar o mercado e a sociedade sobre o impacto de golpes, falsificações e fraudes digitais que ameaçam consumidores e empresas de todos os portes.
Com reportagem de Patricia Travassos, o filme provoca o público ao questionar qual das imagens apresentadas é verdadeira, como um convite à reflexão sobre os limites entre o real e o digital.
A obra também mostra como conteúdos e documentos gerados por IA podem ser usados de forma indevida, afetando desde indivíduos até grandes corporações e pequenas empresas.
O documentário traz especialistas como André Sanchez (Creditas), Bruno Araújo (ex-Saúde Sim), Ergon Cugler (DesinfoPop/FGV) e Dr. Leonardo Sica (OAB-SP), além de executivos da Caf.
De acordo com Marcelo Sousa, VP de produto da Caf, o cenário atual é composto por dois grandes grupos: fraudadores e golpistas. “Em ambas as situações, os grupos aperfeiçoaram e escalaram suas tentativas com o uso da IA. Contudo, acreditamos que, ao combinar diversas ferramentas, incluindo IA’s, e nossa expertise, somos capazes de barrar as ameaças e estar um passo à frente”, diz.
Estratégia de marca
Dados do documentário mostram que o setor de saúde é um dos mais afetados: o prejuízo causado por fraudes contra operadoras chega a R$ 34 bilhões por ano, o equivalente a 12% da receita total, afetando especialmente companhias menores.
Segundo Rodrigo Lattaro, VP global de marketing da Caf, a marca tem buscado liderar a discussão sobre o tema e olhar a fraude sob uma nova perspectiva.
“Estamos imersos no segmento de verificação e olhamos para a fraude como um catalisador de inovação. Parte do nosso trabalho inclui liderar discussões profundas sobre tecnologias emergentes e planejar o futuro que, dentro dessa temática, é essencial, pois novas abordagens e desafios surgem todos os dias”, explica.
O executivo acrescenta que a empresa prepara um reposicionamento e novas soluções para 2026, com foco em fortalecer a confiança das empresas e proteger suas operações frente à evolução das ameaças digitais.