Café Damasco quer retomar posição no Sul
Ricardo Souza, diretor de marketing da JDE Brasil
Depois de cinco anos fora sem anunciar, o Café Damasco, marca da JDE Brasil, retornou à mídia no ano passado com um filme. Como a estratégia de marketing foi bastante positiva em 2015, a empresa investiu no portfólio com lançamento do novo blend extra-forte e embalagem, além de um filme para TV aberta e um plano 360º que prevê a presença da marca no rádio e mobiliário urbano, entre outras ações no Paraná e Santa Catarina.
Ricardo Souza, diretor de marketing da JDE, adianta que a meta é crescer em share. A JDE comprou a marca Damasco em 2010. Num primeiro momento, a companhia trabalhou a venda e distribuição sem fazer ativação da marca. “Em julho 2015 relançamos a marca e assim voltou a ter investimento pesado a partir do ano passado”, conta.
Outra novidade que a marca lança é o café solúvel e os grãos Damasco. “Está crescendo em portfolio e está na mídia desde ano passado”, conta.
Com posicionamento “Damasco te reconecta com sua casa”, o filme faz lembrar que é sempre bom voltar para casa. Para contar a ligação e a proximidade de Damasco com as diferentes gerações de famílias que consomem a marca nos últimos 60 anos, o filme retrata a realidade de tantas mães que vivenciam a saudade do filho que foi estudar no exterior. Enquanto prepara a mesa para servir Café Damasco para os demais familiares, a tecnologia aparece como um aliado para aproximá-los entre pontos tão distantes: pelo notebook eles conversam e, como um gesto de carinho, a mãe oferece uma xícara de Damasco, possibilitando que, mesmo por alguns segundos, o filho se aproxime dela por meio das lembranças dos tantos cafés que já tomou em casa. Sobressaindo a conexão que a Internet possibilita aos dois, a grande celebração: ao toque da campainha, a surpresa preparada pelo filho, que não avisou sobre sua chegada, e a alegria da mãe que o recebe em seu abraço materno. A criação é da J. Walter Thompson com produção da 02.
O mercado de cafés como um todo, no Brasil, está crescendo 3% em volume e 10% em valor. No Sul, cresce 5% em volume e 12% em valor. A expectativa da marca é crescer acima do mercado e retomar a posição que foi bem maior”, comenta Souza. O diretor de marketing, relembra que a marca sofreu com a concorrência no período que esteve fora da mídia e agora busca retomar a posição.
“2016 também será um ano muito importante para Damasco. Continuaremos com grandes investimentos em mídia e um plano 360ª que impactará o consumidor em diferentes pontos de contato com a marca e visa ampliar o relacionamento com os consumidores de Damasco em todos os períodos do seu dia”, conta Souza.
Com 60 anos de história, Damasco é o café líder na preferência dos consumidores de Curitiba com 23% de participação de mercado. Desde 2010, integra o portfólio como uma das marcas regionais produzidas pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), líder mundial totalmente dedicada ao mercado de café com sede na Holanda e presente em mais de 80 países. No Brasil, a JDE atua com duas fábricas localizadas em Jundiaí (SP) e Salvador (BA), além de escritórios regionais.