Cai a rejeição à publicidade mobile no Brasil, diz MMA
Mauro Fusco, da Millward Brown Brasil
A Millward Brown Brasil e a NetQuest realizaram a pesquisa ‘MMA Mobile Report Brasil 2016: números do mercado mobile’ com o objetivo de entender o comportamento digital em comparação com o ano passado. Um dos dados mais interessantes revelados durante a apresentação do estudo foi de que, se no ano passado 41% das pessoas diziam que não clicavam em nenhuma propaganda, em 2016 este número caiu para 32%.
As pessoas também disseram que dão mais atenção à publicidade na internet. “As pessoas passaram a ver muito mais publicidade no meio online em relação ao ano passado. Isso praticamente dobra em todos os segmentos e plataformas. A publicidade online começa a se transformar em uma forma de propaganda em que as pessoas vão se tornando mais receptivas. O Brasil e a Colômbia são mais receptivos à publicidade quando comparamos com a Argentina”, destacou Mauro Fusco, Innovation and Planning Director da Millward Brown Brasil.
O estudo foi realizado com 1.200 homens e mulheres de 14 a 55 anos que possuem um aparelho celular ou tablet com acesso à internet. A apresentação da pesquisa foi feita no MMA Mobile AdTech Brasil, nesta terça-feira (13), em São Paulo. O evento foi promovido pela Mobile Marketing Association – MMA Latam, que tem Fabiano Destri Lobo como managing director.
Outro dado de destaque é que os tablets estão perdendo cada vez mais espaço para os smartphones de telas grandes. Hoje 66% preferem usar celulares, contra 34% em 2015. Apesar de o brasileiro estar mais crítico em relação ao serviço das operadoras, também aumentou o número de pessoas que possuem um plano de dados: de 60% para 67%.
Fabiano Destri Lobo, que mediou os debates
A pesquisa avaliou o comportamento digital de todas as gerações e como era de se esperar os millennials são os que têm uma relação muito mais assídua com os celulares, presentes em todos os momentos de ócio deles. Enquanto o brasileiro passa, em média, 3 horas e 14 minutos navegando no celular todo os dias, os Millenials ficam 4 horas por dia conectados à internet por meio de um dispositivo móvel.
No entanto, o executivo da Millward Brown Brazil destaca que o acesso à internet é indispensável entre todas as gerações. “Navegar na web é uma atividade realizada todos os dias pelos brasileiros”, ressaltou Fusco.
Outro dado que chamou a atenção é que o uso de aplicativos é cada vez mais comum entre as pessoas. Atualmente, os brasileiros usam em média oito aplicativos por semana contra seis em 2015. 83% responderam que fazem download de novos apps e 34% possuem até dez apps em seus aparelhos.
Também cresceu todo e qualquer tipo de atividade feita pelo celular: acessar e-mails (85%); navegar na internet (87%); buscar notícias, empregos e viagens (71%) e fazer chamadas (89%). “A interatividade é a grande alavanca para os meios de comunicação. Quanto mais interativo, mais indispensável esse meio se torna”, falou Fusco.