Caixa Econômica prepara concorrência de publicidade

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As áreas jurídicas e de marketing da Caixa Econômica Federal já estão trabalhando no conteúdo que vai compor o edital de licitação que vai nortear a concorrência de publicidade programada para ter início do segundo semestre. A informação é confirmada por fonte da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), que participa da elaboração do documento, mas não interfere no processo seletivo do banco estatal. A medida é necessária porque o contrato com as atuais agências – Propeg, nova/sb, Heads e Artplan – será encerrado em abril de 2018. E o anunciante precisa ser ágil devido à burocracia e exigências legais com a base na Lei 8.666 (licitações) e 12.232 (regras de remuneração para publicidade). Além das prováveis apelações sobre o resultado.

Três das suas atuais agências, a nova/sb, Artplan e Heads, participaram da concorrência pela verba anual de R$ 500 milhões do Banco Brasil. A nova/sb, que obteve 84,25 na análise da comissão de licitação do BB, foi uma das vencedoras ao lado da Z+ e da Multi Solution. O processo seletivo do BB está suspenso devido ao vazamento de uma das vencedoras antes do prazo acordado entre o anunciante e as agências que estavam na disputa. A Multi Solution é a agência que a Folha de S.Paulo antecipou como nova fornecedora do banco.

O BB formalizou uma comissão investigativa para analisar o problema. A conclusão mais provável é o cancelamento do processo e a prorrogação dos contratos com a Lew’LaraTBWA e a Master, suas agências atuais. Mas a sindicância do BB pode desclassificar a Multi Solution e, como consequência a Master, a quarta colocada com 83,91 pontos, ser convocada.

Se o resultado Banco do Brasil for mantido, a nova/sb terá que abrir mão da Caixa Econômica Federal. O presidente da comissão de licitação do BB é Eber Ciqueira da Silva.

O diretor de marketing da Caixa, Mario Neto, respondeu por e-mail a uma solicitação do PROPMARK. “Em atenção ao seu questionamento informamos que a Caixa oportunamente promoverá concorrência de agências de publicidade. A decisão sobre as datas e os períodos de contratação obedecem aos critérios estratégicos da empresa. Assim que for oportuno a Caixa dará publicidade ao edital de acordo com a lei”.