Calia assina campanha da Secom sobre o Pacto Nacional Contra o Feminicídio

Mobilização nacional aposta em comunicação para ampliar consciência e engajamento social

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) lançou o Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio, compromisso permanente do Estado brasileiro para o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. Como parte da estratégia, o pacto conta com uma campanha nacional de mobilização desenvolvida pela Calia.

A comunicação busca ampliar o debate público e estimular o engajamento social, reforçando que o enfrentamento ao feminicídio exige atuação coletiva e responsabilidade compartilhada entre Estado e sociedade.

O filme central da campanha adota uma abordagem que convoca os homens a assumirem papel ativo na prevenção e na denúncia de abusos e agressões. Ao deslocar o foco exclusivo da vítima, a peça propõe a interrupção de ciclos de violência construídos no cotidiano, em ambientes como casa, trabalho e espaços de convivência.

“A campanha foi concebida para dialogar com um esforço mais amplo e estruturante do Estado brasileiro no enfrentamento ao feminicídio. A comunicação convoca os homens a reconhecerem seu papel na interrupção de ciclos de violência que se constroem no dia a dia”, afirma José Augusto, vice-presidente da Calia.

O filme ressignifica a canção ‘Maria da Vila Matilde’, de Douglas Germano, eternizada por Elza Soares, transformando a letra em falas masculinas presentes em situações corriqueiras.

A comunicação tem desdobramentos ao longo de março, mês dedicado às mulheres, a campanha será veiculada em televisão, cinema, mídia exterior e plataformas digitais, com cobertura nacional.

Imagem do topo: Divulgação