Caloi usa YouTube para conexões e novas experiências com a bicicleta

Manoela Caiado, apresentadora do Caloi TV, e Eduardo Rocha, diretor de marketing da companhia: informação e bom humor orientam conteúdo na nova plataforma

Durante as décadas de 1980 e 1990, a Caloi figurou soberana na lista de presentes para o Papai Noel. A campanha Não esqueça a minha Caloi, de 1978, marcou gerações e é lembrada pela sensibilidade e nostalgia de uma época em que era o sonho de toda criança ganhar uma bicicleta. Passados alguns anos de lá para cá, novos meios de locomoção ganharam a preferência do brasileiro, independentemente da idade. A relação com as bikes amadureceu, com o surgimento das ciclofaixas exclusivas e legislação própria para o trânsito e, com elas, as discussões sobre segurança, sustentabilidade e mobilidade urbana.

É nesse contexto que a Caloi retoma seu protagonismo no segmento com a criação de um canal no YouTube para discutir, informar e entreter os diversos tipos de ciclistas. “A gente quer ter liberdade de ensinar o consumidor a ter uma experiência melhor. Temos esse dever com os ciclistas de todas idades e perfis. Queremos democratizar conhecimento desde questões simples, como ensinar uma criança a andar sem rodinha até a troca de pneus e outras questões”, ressalta Eduardo Rocha, diretor de marketing da Caloi.

Com produção da agência Take4Content, liderada por Cassiano Scarambone, o projeto é essencialmente de conteúdo e novas maneiras de conexão com o público. “A gente não quer ficar fazendo lançamento de bicicleta, explicar que ela tem aro ou pneu x. Não é um canal para falar da Caloi, mas um canal para falar da experiência de forma divertida”, diz Rocha, que ressalta o valor da produtora parceira: “A Take4Content faz projetos bem-sucedidos, como para a Magazine Luiza. A gente confia muito no formato e linguagem que criamos juntos”.

Democratização
O Caloi TV terá atualização duas vezes por semana e será apresentado por Manoela Caiado. A jornalista tem a missão de trazer de forma descomplicada as informações voltadas para o público leigo. “Quando a Caloi me chamou, eu pensei: mas eu não sou profissional. Eu ando de bike para o trabalho, para ir surfar. Uso para lazer e meio de transporte. Mas é justamente isso que eles querem. Será um canal para informar e divertir”, explica a jornalista.

Com produção de 800 mil bikes por ano, a Caloi disponibiliza modelos que custam a partir de R$ 300 a R$ 30 mil. Mas o foco do canal é a democratização do acesso aos modelos. Não à toa, lançou recentemente seu site de compra direta. A ideia é munir e empoderar o consumidor para que ele escolha o modelo que melhor lhe atenda e receber em casa o equipamento. “A bicicleta é um ponto importante de integração da família e a Caloi faz parte dessa história”, finaliza Rocha.
O Caloi TV tem estreia no domingo (28).