A Câmara Municipal autorizou nessa quarta-feira (21), com aval de 37 dos 55 parlamentares paulistanos, a volta da propaganda em 43 mil locais de São Paulo. Com a mudança, será permitida a exploração publicitária em placas de até quatro metros quadrados em mil relógios de rua e em 23 mil abrigos de ônibus, além de 19 mil totens das paradas de ônibus e das estações de embarque e desembarque do transporte coletivo municipal. A concessão pelo período de 30 anos vai render R$ 2 bilhões aos cofres da Prefeitura.

Segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a exploração comercial terá regras fixadas pelo governo e ajudará na recuperação de equipamentos públicos que sofrem com a falta de manutenção, como é o caso dos relógios, que passarão a ter informações sobre qualidade do ar e trânsito e câmeras de acesso remoto à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e à Guarda Civil Metropolitana (GCM). Os relógios, porém, não precisarão veicular mensagens institucionais do governo, como campanhas educativas de trânsito e de saúde.

A autorização é a primeira para propaganda em espaço público desde que a Lei Cidade Limpa entrou em vigor, em janeiro de 2007, quando foram banidas fachadas de comércio com medida superior a quatro metros quadrados e retirados das ruas mais de 15 mil outdoors.

Com informações do O Estado de S.Paulo