Camicado impulsiona estratégia digital com novos canais de social selling
Vendas por redes sociais e WhatsApp já correspondem a 5% do faturamento da empresa
A Camicado lançou três ações para impulsionar as vendas por redes sociais e reforçar a estratégia omnichannel da marca.
A rede ampliou o Camistars, iniciativa que treina e bonifica vendedores para que compartilhem sugestões de produtos em suas redes sociais, e o Camilovers, programa de marketing de afiliados da Camicado. Além disso, a empresa está levando a novas lojas o projeto Gerentes Digitais, plataforma de inteligência de vendas que permite que cada estabelecimento crie conteúdo personalizado nas redes sociais, conforme a realidade de cada região.
Após teste em algumas lojas em março deste ano, o Camistars foi ampliado para 100% da rede em junho. No programa, os vendedores das lojas físicas postam conteúdo em suas redes sociais explicando detalhes sobre produtos selecionados por eles mesmos e geram cupons de descontos.
Atualmente, a ação já corresponde a 7% de todas as vendas da Camicado no varejo on-line. Além disso, o tíquete fica, em média, 50% acima do registrado nos estabelecimentos, graças ao perfil assistido da venda.
“O Camistars valoriza ainda mais a experiência de compra pelos canais digitais, gera aproximação e conexão entre a marca e os clientes e torna os colaboradores protagonistas desta comunicação com o consumidor, que hoje ultrapassa o âmbito da loja física”, afirmou o diretor da Camicado, Natan Anaf.
Já na plataforma Gerente Digital, a Camicado busca pela digitalização da força de venda, aproveitamento as oportunidades nas redes sociais e no WhatsApp. Segundo a empresa, a solução dá autonomia para que as equipes de loja criem conteúdo e priorizem produtos conforme a realidade de cada região, personalizando suas próprias postagens no Facebook e no Instagram.
Além disso, a ferramenta permite georreferenciar a publicidade, focando apenas nos consumidores do entorno daquela unidade. Atualmente, 10 das 122 lojas participam do projeto e a meta é triplicar a adesão até 2023.
A incorporação da tecnologia é estratégica para potencializar ainda mais as vendas via redes sociais e, principalmente, WhatsApp. Em 12 meses, as encomendas pelo App de mensagens cresceram 800%, e correspondem a 8% das vendas via canais digitais. Além disso, o WhatsApp representa um tíquete médio 50% superior ao do varejo físico.
Outra frente de vendas impulsionada pela Camicado é o Camilovers, seu programa de marketing de afiliados, realizado por meio da plataforma SocialSoul. Através dela, influenciadores digitais escolhem os produtos que desejam promover e anunciam em seus próprios perfis de redes sociais e aplicativos de mensagens. Os links gerados para venda identificam o afiliado para remunerá-lo com uma comissão líquida de até 11%. A ação já mobiliza 1,1 mil afiliados e corresponde a 5% das vendas do site da empresa.
Atualmente, as vendas por redes sociais e WhatsApp correspondem a 5% do faturamento da Camicado, número que deve seguir crescendo diante das novas iniciativas.
“Seja em nossas lojas físicas ou por meio dos canais digitais, nosso foco está em oferecer ao nosso cliente uma experiência omnichannel fluida e sem fricção, que supere suas expectativas, gerando encantamento”, concluiu Anaf.