Camila Pitanga faz campanha contra desmatamento
Os atores Camila Pitanga e Marcos Palmeira participam da campanha “Desmatamento Zero”, lançada nesta quinta-feira (22), em Manaus, pelo grupo Greenpeace. O objetivo do trabalho é coletar 1,4 milhão de assinaturas para a criação de um projeto de lei para reduzir o desmatamento no Brasil. Segundo diretores do Greenpeace, o projeto, de iniciativa popular, tem a meta de levar ao Congresso uma proposta semelhante à Lei da Ficha Limpa, para instituir o desmatamento zero.
O projeto não pretende transformar em crime o corte de árvores e sim proteger as florestas da derrubada de árvores em larga escala e também permitir o aproveitamento de madeira de forma sustentável, com acompanhamento técnico. O projeto de lei respeita questões consideradas de segurança nacional e de defesa civil; e a legislação já existente para terras indígenas. Ainda segundo a ONG de defesa ambiental, nos últimos três anos, a floresta amazônica encolheu cerca de 20 mil quilômetros quadrados em função do desmatamento.
A campanha foi lançada a bordo do navio Rainbow Warrior, construído no ano passado, na Holanda, com investimentos de 20,8 milhões de euros. O Rainbow chegou nesta última terça-feira (20) ao Brasil. O navio, que pertence ao Greenpeace, será usado na campanha contra o desmatamento em um roteiro que também inclui Belém, Recife, Salvador e Rio de Janeiro – onde ele ficará atracado durante a conferência Rio+20, em junho. O Rainbow Warrior ficará aberto, nessas cidades, para visitação pública e para a coleta de assinaturas.
Nos filmes da campanha, personalidades e pessoas comuns estimulam a sociedade a aderir à causa. A estratégia usa pessoas homônimas. Um comerciante chamado Marcos Palmeira é apresentado juntamente com o ator Marcos Palmeira e uma enfermeira que se chama Camila Pitanga aparece com a atriz. Outros artistas, atletas e formadores de opinião também vão participar da campanha. Os filmes foram produzidos pela Conspiração e podem ser vistos no site do Greenpeace onde também é possível assinar e compartilhar a petição pela lei do Desmatamento Zero.