Camisetas estampam conversas com expressões usadas na internet

 

Reserva, Renner, Marisa e Riachuelo são algumas marcas que apostam em expressões que “nasceram” no digital e ganharam as ruas

“Cê Acredita?” A expressão usada pelo MC Kevinho virou estampa na Marisa, marca feminina de moda e lingerie. A coleção lançada em fevereiro tem 11 modelos de camisetas com frases do cantor e letras de músicas, em versões femininas, masculinas e infantis. Um dos motivos é que as camisetas com frases são uma maneira divertida de se expressar, seja qual for a mensagem.

Andrea Sanches, diretora de marketing da Marisa, comenta que o mercado da moda é muito aquecido e para estar sempre à frente é preciso fazer coleções pontuais como parcerias especiais ou temáticas, como com o MC Kevinho. “As opções são várias, e quanto mais atual o conteúdo, mais sucesso e bem aceito ele é. Mas há frases e expressões atemporais, que também agradam bastante.”

No caso das mulheres, a executiva acrescenta que, com frases ou não, elas voltaram a fazer parte do street style das consumidoras. “E quando têm frases, elas também assumem um posicionamento, seja político, social ou até mesmo do humor da pessoa no dia”, diz.

Vestindo a zoeira
Em 2017, a Reserva levou a irreverência para os tecidos. A marca lançou uma coleção de frases, caras e bocas da rainha do rebolado e dos memes: Gretchen. As peças foram inspirada em suas reações e expressões com a linguagem usada na web.

Mais recentemente, a Renner também tem se destacado estampando o bom humor. A coleção de Ano Novo, por exemplo, uso as cores dos tradicionais pedidos e trocou os sentimentos por desejos sincerões: “chuva de contatinho” (vermelho/amor), “ficar de boas sem tretar” (branco/paz) e “pagar os boletos tudo” (amarelo/dinheiro). Outra linha que diverte os consumidores tem significados de palavras como “Ranço”, “Embuste”, “Pistola” e “Eita”.

Fernanda Feijó, gerente-geral de estilo da empresa, comenta que esse movimento está sendo fomentado com as redes sociais. “Temos um olhar próximo do cliente e vemos um comportamento muito importante em relação a isso, especialmente dos jovens”, diz.

A Riachuelo, que já se inspirou em games, heróis e Carnaval, por exemplo, acredita na moda como forma de autoexpressão e vê o poder do item do vestuário. Marcella Kanner, gerente de marketing, avalia que muitos consumidores procuram estampas ou frases que transmitam sua personalidade ou o pensamento daquele momento. “As redes sociais são, sim, uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de frases divertidas e estampas que falem com este público. Buscamos atender o desejo do nosso cliente, que é ávido por novidades e por peças personalizadas. Por ser uma das únicas varejistas de moda do país com fábrica própria, a Riachuelo leva a vantagem competitiva de ter um ciclo de produção ágil e pronto para atender estes desejos, e os memes são um deles”, diz.

Por mais que os memes e rostos mudem, ela acredita que a base não perderá relevância e sempre estará pronta como uma página em branco. “A camiseta nunca sairá de moda, pois é uma peça-chave que pode ser usada em todas as ocasiões, com combinações diversificadas, e por todos os públicos.”