Remake de “Tiny Dancer” gera mais de 300 reclamações contra a John Lewis
O novo anúncio de seguro residencial da John Lewis, que está gerando diversas críticas e discussões, já recebeu 337 reclamações, de acordo com a Advertising Standards Authority (ASA), a organização autorregulatória da indústria de publicidade no Reino Unido.
O vídeo de um minuto mostra um garoto caminhando pela casa enquanto usa roupas e acessórios vistos como “tipicamente femininos”, como joias, batom e salto alto.
Segundo a ASA, as reclamações vão desde a forma em que o menino está vestindo, passando pela performance do vídeo, até pessoas afirmando que a propaganda retrata uma criança mimada.
De acordo com o site Campaign, o anúncio da John Lewis é o segundo com mais reclamações registradas, ficando atrás da campanha “Jab and Go”, da Ryanair, que recebeu mais de duas mil reclamações em fevereiro deste ano.
Com a polêmica gerada nas redes e plataformas da empresa, a marca se pronunciou e explicou a mensagem que quiseram passar com o anúncio. “Na John Lewis, acreditamos no direito das crianças de se divertirem e é por isso que escolhemos esse enredo lúdico para o nosso último anúncio. Ele foi pensado para mostrar o jovem ator se deixando levar por sua performance dramática. Ele não está danificando de propósito a sua casa e nem está ciente das consequências de suas ações”, diz a nota. “Se os clientes tiverem cobertura de danos acidentais com nosso seguro residencial, isso cobrirá uma série de desastres domésticos maiores e menores – incluindo danos não intencionais causados por crianças da família”, diz o comunicado.