Campanha da JWT Costa Rica ganha premiação em NY

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Adaptação da peça para o inglês, para o Cannes Lions

Em sua quarta edição, o Prêmio Creatividad, Inovación, Televisión – Open TV Awards  tem por objetivo reconhecer as criações publicitárias da América Latina de maior peso e importância internacional – este ano, as peças de impacto social foram bem avaliadas. A entrega dos trofeus para os vencedores em oito categorias foi realizada na noite desta segunda-feira (22), em Nova York, durante a quinta edição do La Cumbre TV Abierta – Open TV Summit.

Sem criações brasileiras na disputa, o destaque da noite, por sua relevância social, foi a campanha “El Segundo Marcador”, da JWT Costa Rica para a Teletica. A peça venceu na categoria Product Placement  de uma forma inovadora: ao invés de posicionar um produto, a ação propôs colocar um contador paralelo aos tradicionais de transmissões de jogos de futebol. Esse contador, no lugar de gols, contabilizava o número de mulheres que estavam sofrendo violência doméstica no tempo da partida. A ação foi tão bem sucedida que o contador, ao revelar números assustadores, conseguiu sensibilizar a audiência a seguir denunciando os casos, o que ajudou a reduzir em 40% o número de violência doméstica no país. “El Segundo Marcador” foi destaque também em Cannes, onde levou 5 leões.

A premiação teve ainda a entrega de trofeus em mais sete categorias. Em Branded Content, o vencedor foi “La Chompa de Federico”, da Fahrenheit DDB do Peru para a América Televisión; em Integração, o vencedor foi “Acaba con el Silencio”, da Pagés BBDO da Costa Rica para a La Sirena; em Promoção e Novas Tecnologias, a Usemundo venceu com a campanha “MEC en Elegidos”, da Telefe, da Argentina; e em Multiplataforma, uma das categorias mais esperadas da noite, o vencedor foi “Diario de un Castigado”, da Mega Chile para a Entel.

A premiação reconheceu ainda os melhores comerciais de 60 e 30 segundos. No primeiro caso, o vencedor foi “Tu lucha, mi lucha”, da Fahrenheit DDB do Peru para a Oncosalud, centro de apoio ao paciente com câncer. Já no segundo, o vencedor foi “Una Sola Clave”, da Leo Burnett Colombia para o Banco Davivienda.