Campanha divulga nova ferramenta dos bancos

A partir da próxima segunda-feira (19), os bancos colocam em operação serviço para facilitar o controle e o pagamento de boletos de cobrança: o Débito Direto Autorizado (DDA). Por esse instrumento, será possível acessar eletronicamente boletos de cobrança, dispensando o recebimento de boletos impressos.

A campanha para divulgar a novidade é da Lew’Lara/TBWA. A veiculação acontecerá entre os dias 20 de outubro e 29 de novembro nas principais revistas, jornais, emissoras de rádio e internet do País. O investimento total é de R$ 2,5 milhões.

O DDA será utilizado para boletos de cobrança como os de mensalidades escolares, planos de saúde, condomínios, financiamentos de casa e de veículos. Para os cartões de crédito, inicialmente os interessados terão acesso apenas à cobrança. O acesso à fatura com o detalhamento das compras ocorrerá num prazo de até seis meses após a implantação do DDA. No início, tributos e serviços de concessionárias (água, luz, gás e telefone) não poderão ser acessados.

O sistema não tem similar no mundo. Por isso, tem despertado o interesse do setor bancário de outros países.

O DDA também tem uma proposta sustentável, pois o boleto eletrônico pode evitar o uso anual de 1 bilhão de litros de água e a emissão de milhões de quilogramas de dióxido de carbono no processo de emissão de boletos impressos.

Anualmente, os bancos processam em torno de 2 bilhões de boletos de cobrança. A expectativa é de que em cinco anos, 50% do volume total esteja no DDA.