Com Zico, Flamengo quer que ONU reconheça torcida como Nação Rubro-negra
Campanha teve criação da Artplan, enquanto a agência Quintal foi responsável pela estratégia de conteúdo
O Flamengo apresentou uma campanha para reforçar a potência de sua marca e da relação com sua torcida: uma petição para que a ONU reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra como a primeira "Nação simbólico-cultural" do planeta.
A iniciativa parte de uma provocação criativa que traduz, em linguagem de marca, um fato já conhecido: a torcida do Flamengo ultrapassa os 45 milhões de pessoas.
Se fosse um país, teria a 36ª maior população do mundo. Mais do que números, trata-se de uma cultura compartilhada, com símbolos, rituais e um senso de pertencimento que vai além do esporte.
A campanha teve criação da Artplan, enquanto a agência Quintal foi responsável pela estratégia de conteúdo e seus desdobramentos nos diversos meios.
O projeto foi lançado em pronunciamento especial de Zico, maior ídolo da história do clube e embaixador da marca, transmitido pela FlamengoTV.
A campanha foi criada para gerar engajamento massivo, ampliar a percepção da marca Flamengo como um ativo global e colocar o clube em diálogo com cases internacionais de marketing esportivo e cultural.
O projeto ainda envolve ativações digitais, mobilização da torcida por meio de uma petição e ações integradas de conteúdo, com foco em repercussão orgânica e cobertura espontânea.