Campanha do Novo Gol reforça laços da Volkswagen com o consumidor
Quatro anos após ter sua última versão lançada no mercado, o Gol está de volta e marca o início da nova orientação estratégica da Volswagen no Brasil: “Volskwagen. Inspirada na Sua Vida”. O veículo chega ao mercado com campanha integrada assinada pela AlmapBBDO com o conceito “Novo Gol. Forte como todo Gol”. Além do comercial “Irmãos”, quer será lançado em TV aberta no próximo domingo (13), a comunicação inclui ativações digitais, lançadas nesta quinta-feira (10), anúncios impressos, mídia display, mobiliário urbano e material de ponto de venda.
“Essa nova orientação estratégica que a marca vem trabalhando a partir deste ano reforça que para a Volks as pessoas estão sempre em primeiro lugar. Entregamos no Novo Gol inovações, como um interior sofisticado, novo motor e tecnologias que, no final das contas, tornem a vida das pessoas mais fácil. Criamos essa conexão emocional”, destaca o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro
Para divulgar o Novo Gol, que entre as funcionalidades de destaque tem a tecnologia de conectividade App-Connect, a Volkswagen optou por mostrar a relação próxima da montadora com a vida das pessoas.
“O Gol por muitos anos foi o carro mais vendido do país e criou uma relação forte com o próprio brasileiro. O Novo Gol está muito mais moderno, mas ao invés de falar friamente de toda a tecnologia que ele tem, nós preferimos mostrar como essa tecnologia é feita para aproximar pessoas, e assim também resgatar a relação de carinho que o consumidor brasileiro tem com o Gol”, destaca o diretor de criação Benjamin Yung Junior, da Almap. “O tom da comunicação vem do novo posicionamento da marca, que traz um ponto de vista mais humano, onde o carro, com suas tecnologias e inovações, funciona como um potencializador das relações entre as pessoas. O Gol faz parte da vida do brasileiro há muito tempo e tem, de fato, uma relação com ele que vai muito além do funcional. Além de apresentar as novas tecnologias, que ninguém esperava ver num carro da categoria, a campanha pretende reforçar a ligação emocional das pessoas com o Gol”, reforça Marcelo Nogueira, o outro diretor de criação da campanha.
Divulgação
A inovação que caracteriza o Novo Gol está não somente na mensagem da campanha do modelo, mas, desde o início, também em sua estratégia de divulgação. Exemplo disso foi a parceria inédita com o Google, na qual a Volkswagen do Brasil lançou, na segunda quinzena de fevereiro, uma ação de pré-lançamento no formato Tag Search. Assim, a hashtag #carroconectado foi divulgada em todo o País, instigando o público a digitá-la na busca do Google e surpreendendo-o com o novo carro conectado da Volkswagen. Antes disso, teasers já vinham anunciando, nas redes sociais, que novidades estavam a caminho.
“A campanha desde a primeira fase procura trabalhar de forma integrada para comunicar o carro e gerar interesse para a experimentação e então pela compra. Só para se ter uma ideia, na primeira fase conseguimos meio milhão de visualizações em dez dias do filme na internet. No pré-lançamento, mais de 5 milhões de pessoas impactadas. Os números vêm sendo muito bons e o conteúdo tem gerado muita expectativa”, comenta Ramiro.
Filme
Produzido pela Killers, no comercial “Irmãos”, um rapaz leva o seu pai a um encontro de família. Enquanto dirige, o filho o questiona por estar há tanto tempo sem falar com o tio, Alberto. O pai responde que o tio Alberto, seu irmão mais velho, sempre foi muito “cabeça-dura”, enxergando-o apenas como o irmão caçula competitivo. Neste instante, sem que o pai perceba, o rapaz liga para o número do tio via App-Connect. O pai segue falando e desabafa sincero sobre o irmão: “Se ele soubesse quanto me espelhei nele para ser quem eu sou hoje. Eu tenho muita coisa para falar, mas aposto que ele nem vai ouvir…”. Enquanto isso, o tio, do outro lado da linha, escuta comovido as palavras do irmão. Ele o interrompe e revela que está acompanhando a conversa. O pai é pego de surpresa, emocionando-se. Ao chegarem à reunião de família, os dois irmãos se veem e se abraçam. A voz em off assina: “Novo Gol. Forte como todo Gol. Conectado como nenhum outro”.