Campanha dos Postos Ipiranga é denunciada no Conar

 

O novo filme da campanha “Um lugar completo esperando por você”, dos Postos Ipiranga, foi denunciado no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por fazer apologia ao trabalho infantil. A informação foi confirmada pela Talent, responsável pelas ações publicitárias da marca.

O motivo da denúncia seria a exibição de uma criança realizando uma atividade artesanal junto de seu suposto pai, um dos famosos personagens da atual campanha. O órgão regulatório abriu processo na última sexta-feira (1º) e analisa o caso. A Talent, que assina a criação da campanha, informou que a equipe não se manifestará quanto ao caso. O filme em questão tem a direção de Fernando Meirelles, da O2 Filmes.

Metodologia

O Conar notifica um determinado anunciante a partir do momento em que recebe denúncias contra algum aspecto considerado ofensivo ou lesivo nas peças publicitárias. O órgão, então, avalia se abre ou não um processo e notifica a empresa responsável pelo anúncio ou comercial.

A partir do momento em que a empresa é notificada, ela tem dez dias para apresentar sua defesa no Conar. O anúncio pode circular sem restrições até que o caso seja julgado, o que acontece aproximadamente após 45 dias depois da notificação.