Campanha estimula doação de cabelos
Pelo segundo ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com Exímia, iniciam a maior campanha nacional para estimular a doação de cabelos, espalhando o conceito #fortalizese. Em 2016, foram mais de 13 mil doações, que beneficiaram milhares de mulheres em tratamento do câncer em todo o Brasil através do trabalho da Fundação Laço Rosa, pioneira neste tipo de iniciativa solidária. A atriz Alexandra Richter segue como embaixadora da ação, que este ano, além de contribuir para elevar a autoestima, terá como mote o Corte Solidário.
No vídeo criado pela agência Camisa 10 e intitulado “Entrevista”, Patrícia Gil, que estrelou o primeiro ano de #fortalizese, contracena com a paciente Dani Andrade, uma das milhares de mulheres que foram beneficiadas em 2016. Juntas, elas protagonizam um encontro emocionante que retrata a superação de Patrícia, já curada, e a luta de Dani no combate à doença, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar toda a sociedade sobre a causa.
https://www.youtube.com/embed/9YFeIuefZAg
A campanha #fortalizese foi a precursora em receber doações de cabelos via plataforma online: o doador gera um código e rastreia suas madeixas até que elas cheguem à Fundação Laço Rosa. Nessa nova etapa, uma novidade será o Corte Solidário, onde cada doador é convidado a homenagear mulheres que seguem na luta contra o câncer. O colaborador procura um salão de beleza parceiro e batiza seu corte com o nome de uma paciente ou ex-paciente que admira. Depois, pode fazer sua doação por meio do site.
“O objetivo é incentivar a criação de outros tipos de cortes e atrair uma rede solidária de doadores, proporcionando a participação de toda a população. A campanha #fortalizese está alinhada com os princípios sociais da FQM Farmoquímica e visa apoiar, junto com a SBD e a Laço Rosa, pacientes em tratamento de câncer. Além disso, as ações realizadas reforçam o compromisso da empresa com a consciência pela vida”, disse Vitor Cunha, gerente de produtos da linha Exímia.
Marcelle Medeiros, presidente voluntária da Laço Rosa, diz que #fortalizese foi indispensável para engajar a população na causa da doação de cabelos e, consequentemente, impactar a vida de famílias com o programa Força na Peruca, destinado à formação de peruqueiros.
“Sentimos um aumento expressivo de doadores e uma organização do fluxo de doação incrível. Em termos de impacto, transformamos a vida de 20 famílias com o programa piloto de capacitação Força na Peruca e ampliamos em 30% a produção de perucas para doação com a perspectiva de formação de uma rede solidária de peruqueiros para esse ano”, afirma.