Campanha incentiva responsabilidade nas eleições

No momento mais crucial de uma cirurgia, o médico decide que atitude tomar a partir do resultado de um cara ou coroa. Em outra situação, dois pilotos decidem o rumo de um vôo em rodadas de par ou ímpar. Esses enredos são de dois filmes que a Central Globo de Comunicação criou para a organização Transparência Brasil, com o objetivo de valorizar o voto consciente nas eleições. Em contraste com as situações cômicas, um narrador destaca a responsabilidade que os eleitores devem ter ao votar: “Você não toma decisões importantes de qualquer jeito. Por que fazer isso justo na hora de escolher seus candidatos? Voto é coisa séria para você e para o Brasil”. Os filmes de 30 segundos que estréiam na segunda-feira (17), foram criados por Eduardo de Castro, Bruno Di Célio e Leonardo Pomposelli, com direção de criação de Marcos Pedrosa. A produtora é a Tá Na Lata e a direção é de Tiago Vianna.

A Transparência Brasil (www.transparencia.org.br) é uma organização independente, fundada em 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção no Brasil. Associada à Transparency Internacional, a instituição enfatiza a necessidade de o eleitor se manter bem-informado para tomar melhores decisões sobre seu voto. Para isso, está preparando, este ano, um banco de dados com perfil de todos os deputados que concorrerão à reeleição, com informações como atuação parlamentar, processos aos quais os deputados respondem e doação de dinheiro para campanha de 2002.