Campanha para TV digital destaca gratuidade
Ainda distante de muitos lares, a televisão digital já é uma realidade, argumenta o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), que reúne entidades do setor. Para reforçar a informação sobre a gratuidade e evitar a correlação na mente do consumidor com a TV paga, a nova campanha, composta por três filmes e spot de rádio, procurará esclarecer como “é simples e fácil” garantir imagem de qualidade. A campanha, com o slogan “Sinal da TV digital: É pra você, é de graça, é bom de ver”, deste ano é mais direta. Depois de falar em outros anos sobre mobilidade, interatividade, democracia digital, entre outros, agora investe na explicação sobre o uso da TV digital em televisores com conversor integrado. A razão é simples, explica Liliana Nakonechnyj, coordenadora do Módulo de promoção: “Queremos alavancar o conhecimento uma vez que tem muita gente comprando TV. E muitos não estão conectados”. Atualmente, segundo dados do Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), são 88 milhões de pessoas em condição de receber o conteúdo digital, 46% da população. As peças, com estruturas e diálogos simples, foram criados pela Light Comunicação e estarão disponíveis para associados do Fórum a partir do dia 1º de setembro. A expectativa é de que, no máximo, em 3 dias, já estejam em circulação. “O telespectador precisa ter ciência do que é oferecido para ele”, afirma Ricardo Frota, da Rede Globo e membro do Fórum. MercadoSegundo o fórum, o número de conversores vendidos neste ano deve fechar a 17 milhões de unidades, uma expansão de 157,58% ante o ano de 2010- se confirmadas as expectativas. Isso responderia por 85% do mercado de televisores. Para 2012, a projeção é de 28 milhões. O desafio para a TV digital é expandir o número de municípios. Hoje são apenas 480, contra os 5.565, segundo o censo 2010. Cerca de 10% do total. A interiorização será da TV digital é com o Estado. “É uma política de governo”, afirma Roberto Franco, presidente do Fórum por Marcos Bonfim