Campanha pede que marcas apoiem o basquete feminino
Inspiradas pelo Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado nesta quarta-feira, 26 de agosto, atletas do basquete feminino nacional lançam o movimento #LevanteaBolaDelas , estrelado por campeãs da LBF e também por personagens históricas da modalidade, como as campeãs mundiais Magic Paula, Hortência e Janeth.
A campanha é uma criação do publicitário Guilherme Jahara e do jornalista e gerente de marketing da LBF, Claudio Cordeiro, foi baseada nos recentes questionamentos que pedem visibilidade, apoio e condições igualitárias ao basquete feminino, iniciados pela multicampeã por LBF Caixa, WNBA e Liga Espanhola, Érika de Souza.
O texto do vídeo oficial da campanha exalta o retorno que a modalidade oferece quando recebe investimento, como nas conquistas da década de 1990, quando a geração de Ouro brasileira, que rivalizava no país com fortes equipes como Sorocaba, Piracicaba, Ponte Preta e Santo André, reuniu-se na Seleção para dar ao Brasil a inédita medalha de Ouro do Mundial de 1994, na Austrália, a conquista do PAN de 1991, sob os olhares de Fidel Castro, em Cuba, além da medalha de prata na única final olímpica com presença brasileira, em Atlanta-1996.
“É muito bom ver o engajamento de todos em torno do basquete feminino. Isso mostra que estamos unidas defendendo aquilo que é direito nosso, que é a igualdade nos patrocínios, no apoio das marcas esportivas e visibilidade. Ter as atletas como Paula, Hortência e Janeth mostra que não estamos sozinhas e que todos querem só uma coisa, que é o crescimento do basquete feminino”, exalta Érika.
Além da experiente pivô, as campeãs da LBF Caixa 2019 pelo Sampaio Basquete Raphaella Monteiro e Tainá Paixão, e a bicampeã Gil Justino, do Ituano Basquete, também questionam no vídeo as disparidades estruturais do esporte.
Melhor Jogadora da última decisão da LBF Caixa e também da final que deu a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos 2019 à Seleção Brasileira, Paixão ressalta a importância da campanha.
“Espero que essa campanha possa chamar a atenção das marcas em relação às mulheres e ao basquete feminino. Estamos num momento delicado, por causa da pandemia, e também preocupadas em relação à patrocínio. O basquete é o nosso trabalho e precisamos de apoio para ter uma Liga forte no ano que vem, com mais equipes, para que possamos continuar jogando no nosso país”, diz a armadora.
A locução do texto também conta com a participação da jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski, que enfatiza a urgência do movimento.
“A igualdade de gênero não pode mais esperar. É uma honra poder dar as mãos às jogadoras nesta luta por igualdade e respeito. Não podemos mais aceitar tamanhas diferenças que acontecem entre o feminino e o masculino nas arenas esportivas. Nós mulheres não podemos mais aceitar que, na lista da Forbes dos 100 atletas mais bem pagos do mundo, só tenham duas mulheres e de apenas uma modalidade – o tênis. É um momento de reflexão e de muita atitude. Parabéns às jogadoras de basquete do Brasil por esta sororidade e que outras modalidades também vistam esta camisa. Com amor, esse manifesto vai tocar o coração de milhares e também vai empoderar meninas espalhadas pelo Brasil”, comenta Glenda.
Para Magic Paula, figura crucial nas conquistas douradas da Seleção, endossar a campanha é uma questão pessoal de honrar o esporte que tantas alegrias lhe proporcionou.
“São movimentos que cada vez mais se fortalecem e as mulheres estão sim buscando seus lugares ao sol e serem reconhecidas e valorizadas. A mulher pode sim praticar o esporte e tê-lo como profissão. Já caminhamos muito, mas ainda há um longo caminho a trilhar, e movimentos dessa natureza só fortalecem o basquete feminino e as atletas envolvidas nesse processo. Pode ser um start para as outras modalidades estarem juntas neste contexto. É nosso papel e é dessa forma que posso contribuir para que a modalidade se fortaleça cada vez mais, com patrocínios, uma competição forte e mais jogadoras atuando e curtindo o basquete. Tudo o que eu tenho hoje foi conquistado através do basquete e faz parte da minha filosofia estar junto e apoiar”, diz a lenda.
FICHA TÉCNICA
Criação: Guilherme Jahara / Claudio Cordeiro
PR e Social Media: Matheus Moura
Produtora de filme: R2PM
Direção de cena: Renan Pirani / Julian Campos
Edição: Isadora Carneiro
Produtora de Áudio: Jamute
Aprovação: Claudio Cordeiro
Cliente: União das Jogadoras da LBF / LBF (Liga de Basquete Feminino)