“Campanha sem pensar no PR é impraticável hoje”

Félix Del Valle: “todos queremos que as pessoas falem das nossas ideias de maneira espontânea”/Foto: Divulgação

CCO da Ogilvy Brasil, Félix Del Valle vai julgar a categoria PR no D&AD 2021, que será realizado online entre os dias 25 e 28 de maio. O criativo fala nesta entrevista sobre a crescente importância da área de relações públicas para a indústria criativa. “Cada vez mais a disciplina de relações públicas está inserida nos projetos de comunicação desde o briefing, porque é fundamental que grandes ideias ganhem alcance”, disse ele. Para Del Valle, o Brasil deve ter um bom desempenho em PR no festival, “porque somos bons em contar boas histórias”. Ele comenta também sobre a experiência em participar de júris virtuais e as expectativas com o D&AD, no qual será jurado pela primeira vez.

Julgamento
Eu espero ver grandes projetos, diferentes pontos de vista e ideias que geram aquela sensação de ‘por que não fui eu que pensei nisso antes?’. Do ponto de vista de processos, o julgamento remoto muda um pouco a dinâmica, assim como a pandemia mudou de forma mais ampla diversos outros aspectos da nossa vida ultimamente. O julgamento dos trabalhos é diferente pelo fato de todos estarem em quarentena em casa, e não termos a oportunidade de nos reunirmos em Londres para discutirmos os pontos de vista, mas é a maneira que encontramos para seguir em frente. Passado quase um ano nesta rotina de quarentena, o que muda basicamente no julgamento das peças é o deslocamento da viagem e que as reuniões agora são de Zoom ou Teams e têm um tempo reduzido, não é necessariamente a mesma experiência, mas são formas que encontramos para continuarmos discutindo e celebrando grandes ideias. E isso é muito positivo para o nosso mercado.

Experiência
A experiência de fazer parte de um júri de grandes festivais criativos é sempre muito legal. Eu tive a honra de participar como jurado do Cannes Lions, por exemplo, que teve uma parte online e outra fase presencial. Ou recentemente no One Show, no qual a experiência de julgamento teve uma parte online e uma final via zoom, ou seja, totalmente online. A sensação de responsabilidade sempre é forte porque você está ali para discutir quais ideias merecem o reconhecimento. Falando agora do D&AD, essa é a primeira vez que participo do júri. Boa parte dos profissionais de criação teve como referência muitos trabalhos do festival e dos seus anuários. É um privilégio agora fazer parte dessa história enquanto jurado de uma premiação como o D&AD.

PR
Cada vez mais a disciplina de relações públicas está inserida nos projetos de comunicação desde o briefing, porque é fundamental que grandes ideias ganhem alcance. Lançar uma campanha sem pensar no PR é impraticável hoje, principalmente em um cenário de concorrência com tanta informação, tanto conteúdo. É uma disciplina cada vez mais estratégica e fundamental. Todos queremos que as pessoas falem das nossas ideias de maneira espontânea. Queremos que a mídia repercuta, que o assunto ganhe espaço de conteúdo orgânico dentro de um programa de TV, que vire notícia, que seja parte da pauta do dia. Quando uma ideia ganha espaço fora da própria mídia paga, isso é muito legal. Imagina uma ideia que vai ganhando o mundo em diferentes lugares e publicações porque conta algo interessante que faz sentido para a vida das pessoas? É por isso que o PR é fundamental hoje na indústria criativa.

Brasil
O Brasil sempre tem um bom desempenho (em PR). Temos de lembrar que o país é uma grande potência criativa em nível mundial. Ano após ano o Brasil aparece em todos os rankings criativos, tendo representação forte em qualquer disciplina da indústria de publicidade. Então, acredito que o Brasil também traga bom desempenho na categoria de PR, porque somos bons em contar boas histórias, trazer narrativas que emocionam, que trazem empatia e, consequentemente, ganhem alcance e conversas.

Trabalhos
O grande trunfo do D&AD é ter gratas descobertas, trabalhos que talvez eu ainda nem conheça, mas que me surpreendam de maneira profunda e mereçam ser premiados. O processo ainda não começou, mas imagino que o trabalho gere várias conversas interessantes. Acho que será intenso, sempre é, mal posso esperar para começar porque sempre traz aprendizado, você cresce enquanto profissional.