Campanha sobre migração para TV digital começa nesta quinta-feira (21)

Uma campanha sobre a migração da TV analógica para a TV digital começa a ser veiculada nesta quinta-feira (21), em São Paulo e mais 27 municípios do Estado. Todas as emissoras de TV aberta farão três inserções diárias do símbolo da televisão analógica e das tarjas de texto informativo. Essa campanha irá informar aos telespectadores sobre a mudança do sistema de transmissão da televisão analógica, aberta e gratuita, para o digital, que terá início no dia 15 de maio de 2016.

As inserções devem ser distribuídas em três períodos: das 7 às 12h, das 12h às 18h e das 18h às 23h. Os avisos seguem as sugestões do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) acolhida pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).

Haverá, ainda, uma contagem regressiva para o desligamento analógico. Nos 60 dias que antecederem a transição definitiva para o sinal digital, o aviso permanecerá fixo durante toda a programação.

A obrigação das inserções diárias obedece às portarias nº 481, de 9 de julho de 2014, e nº 3.205, de 28 de novembro de 2014, do Ministério das Comunicações, que estabeleceram o cronograma de desligamento do sinal analógico. De acordo com a portaria 3.205/2014, a campanha de divulgação na TV aberta deve começar “360 dias antes da data prevista para o desligamento”.

O desligamento do sinal analógico, com o início das transmissões 100% digitais, é a última fase da transição ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), que se iniciou em 2006, com o Decreto nº 5.820/2006, que estabeleceu as diretrizes para as emissoras e retransmissoras de televisão migrarem do sistema de transmissão da tecnologia analógica para digital.

De acordo com o calendário do Ministério das Comunicações, o Distrito Federal (e cidades do entorno) será o primeiro a desligar o sinal analógico, no dia 3 de abril de 2016, seguido pelas capitais: São Paulo (15 de maio), Belo Horizonte (26 de junho), Goiânia (28 de agosto) e Rio de Janeiro (27 de novembro).