Campanha visa consumo de queijo

 

O CNIEL (Centre Interprofessionnel de l’Économie Laitière) lançou, na última semana, a campanha “Ligações Saborosas”, cujo objetivo é aumentar o consumo de queijo francês em diversos países do mundo. Por semelhanças culturais, como amor à gastronomia e à vida social, o Brasil é um dos destinos-chave escolhidos. “Outro ponto positivo é que os brasileiros não odeiam os franceses”, brincou Damien Loras, cônsul-geral da França, no evento paulistano que oficializou o início do projeto no país.

Segundo Loras, cada francês consome 24 quilos de queijo por ano, perdendo apenas para os gregos. No Brasil, o número é bem menor: seis quilos por ano. No entanto, nove entre 10 brasileiros consomem queijo pelo menos uma vez por semana. “Teremos, é claro, o desafio de competir com uma produção nacional de altíssima qualidade. Mas queijos brasileiros e franceses são diferentes até mesmo no momento em que são consumidos, estando o importado mais associado a reuniões de amigos, por exemplo”, salientou o cônsul. Atualmente, o Brasil responde por apenas 2% das importações de queijos franceses.

O projeto desenvolvido pelo CNIEL inclui desenvolvimento de plataforma de marca, formação para consumidores finais e trade, eventos, anúncios em mídia impressa do setor de alimentos, site, iniciativas nas redes sociais e produção de um livro de receitas. Também serão promovidas aulas de gastronomia com chefs, cursos em parceria com importadores e degustações em unidades dos supermercados Pão de Açúcar, em São Paulo, e Zona Sul, no Rio de Janeiro.

Inicialmente, sete especialidades de queijos franceses foram selecionadas para a iniciativa: brie, comté, camembert, bleu d’auvergne, emmental, brillat-savarin e coulommiers. A campanha tem duração de três anos e slogan descontraído: “Queijo não, fromage sim!”. “Não tenho dúvida de que o país do pão de queijo será de fato o país do queijo”, finalizou Loras.