O aumento do consumo de álcool pelas mulheres traça um novo panorama no que diz respeito às campanhas publicitárias das grandes empresas de bebida do País, principalmente no quesito cerveja que, segundo dados de pesquisa do Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), já não há mais diferença estatística na taxa de consumo entre o público masculino e feminino (62% entre homens e 58% entre mulheres). Uma amostra disso é a campanha desenvolvida pela Ambev para a Puerto Del Mar, cerveja que tem como alvo as mulheres. O comercial é a versão da “boazuda”, mas ao contrário. Dessa vez, lindas garotas trocam um garçom mais velho por um “gatão”. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo de hoje (3), a psicóloga Ilana Pinsky, do departamento de psiquiatria da Unifesp, diz que o foco de propagandas de bebidas nas minorias é uma tendência nos EUA e pode se tornar uma estratégia no Brasil. Segundo ela, é compreensível que as empresas foquem nas mulheres jovens e nos jovens em geral, pois eles serão consumidores em portencial também para os próximos anos.