Campanhas de Dia dos Namorados abordam diversidade sexual
Um estudo da MindMiners avaliou os hábitos de consumo dos brasileiros levando em consideração as marcas e a sexualidade. De acordo com a pesquisa, as marcas ainda não encontraram uma maneira de se comunicar com a comunidade LGBT. A maior crítica está na falta de esforços legítimos para se conectarem verdadeiramente com esse público, indo além da escolha de casais homossexuais para estampar campanhas.
Sobre o Dia dos Namorados, O Boticário é a Top of Mind pela maioria dos participantes, independentemente da orientação sexual. A pesquisa afirma que os investimentos da marca em priorizar o amor trouxe o público homossexual para perto sem afastar os heterossexuais.
No ranking, quando os respondentes heterossexuais/assexuais pensam em Dia dos Namorados, a primeira marca é O Boticário, a segunda Cacau Show, seguida de Natura, Imaginarium, Garoto, Kopenhagen, Nestlé. Entre os homossexuais/bissexuais, O Boticário também lidera, com Cacau Show, Natura, Imaginaruim, Kopenhagen, Garoto e Calvin Klein na sequência.
Mercado
De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o Dia dos Namorados, comemorado nesta segunda (12), é o terceiro evento mais importante em volume de vendas e, neste ano, deve movimentar R$ 2,3 bilhões, 10% a mais do que foi registrado no ano passado, segundo a entidade. Uma pesquisa da Worldpay mostrou que os brasileiros tiveram maior dedicação para escolher o presente ideal para os namorados do que o agrado para as mães, que comemoram a data delas no segundo domingo de maio.
O estudo teve como foco o comportamento de consumo online do ano passado, que revelou um aumento de 20% no e-commerce uma semana antes do 12 de junho, quando comparado com a semana que antecedeu o Dia das Mães. Essa diferença nas datas de 2016 deve se manter nas compras deste ano.
A fama de ser romântico que o brasileiro tem, segundo Juan D’Antiochia, gerente-geral da Worldpay para a América Latina, é comprovada quando se vê que o gasto é maior no Dia dos Namorados do que no Dia das Mães, que tradicionalmente é a data mais movimentada do comércio, perdendo apenas para o Natal.
“Mais do que nunca, as pessoas trocam presentes e os casais têm de se esforçar para encontrar o mimo perfeito. Por isso, ter uma política de troca de produtos e de reembolso simples e clara é essencial para garantir a satisfação e o retorno desses clientes”, explica.
Ações de Marcas
Online ou offline, as marcas prepararam campanhas especiais para a data. Os temas variaram bastante, mas algumas delas tocaram em pontos como a igualdade de gêneros e o fim do preconceito. Vick, por exemplo, defende o poder do toque e trouxe casais demonstrando o seu afeto por meio de apertos de mãos e abraços. Os casais homossexuais, entretanto, mostram-se mais contidos e constrangidos pelo contato físico. É aí que a marca estimula: “Vick acredita que o poder do toque é para todos. Neste Dia dos Namorados, espalhe calor e carinho”. A campanha é assinada pela Publicis Brasil.
https://youtube.com/watch?v=S_Iv3x7FJg8
A marca de relógios Touch apresentou as possibilidades de ser feliz e viver os sentimentos de uma forma plena, celebrando as liberdades individuais. O filme tem como tema O amor é foda e explorou situações pelo olhar de pessoas sem gênero definido.
O Boticário quis tirar o namoro do sério ao divulgar o Egeo Bomb. Criado pela AlmapBBDO, o filme apresentou uma inusitada perseguição protagonizada por um casal que está comemorando a data. O vídeo termina com uma troca de olhares apaixonados no topo de um prédio, com a cidade de fundo. As ações digitais são assinadas pela W3haus.
A Pizza Hut, por sua vez, preparou o #HutDate, em ação da REF+T. Um bot exclusivo no Messenger da marca presenteou os consumidores criativos com uma pizza. Aqueles que se saíram bem na paquera e conquistaram o bot, levaram um voucher para casa.
Outra marca que usou a inteligência artificial para dar uma mãozinha aos namorados foi Netshoes. A varejista estava empenhada em não deixar os casais errarem no presente. Um bot no Instagram fez perguntas sobre o relacionamento e, com base nas respostas dadas pelos namorados, criou uma lista de presentes para compartilhar com o crush e ajudá-lo a escolher a melhor opção.