A Predicta, consultoria especializada no comportamento do consumidor nos meios digitais, realizou uma análise durante a Copa do Mundo para mensurar o impacto das ações publicitárias em relação aos usuários de redes sociais. Intitulado “Copa das marcas”, o estudo teve como principal objetivo compreender como as grandes marcas seriam percebidas pelos brasileiros no Twitter durante o torneio.
Uma das grandes constatações do levantamento foi o poder de interação de conteúdo que a rede proporciona, ao contrário de outros meios de comunicação, que funcionam como via de mão única. Como exemplo, foi apontado o caso do anúncio equivocado do Extra publicado a Folha de S.Paulo, que “eliminava” a Seleção Brasileira” após sua vitória contra o Chile. A marca percebeu a quantidade de pessoas comentando pelo assunto e pôde agir rapidamente, até com a participação de Abílio Diniz, para que a credibilidade da empresa não fosse ferida.
Outra percepção obtida foi em relação às mensagens durante os intervalos dos jogos. As menções sobre as marcas nesse período foram maiores que durante a partida. Após o jogo de eliminação do Brasil, o volume de menções sobre as marcas foi ainda maior: os usuários utilizaram a rede social para reclamar sobre o fato de as empresas já terem os anúncios da eliminação prontos. “Sabemos que nas fases eliminatórias a produção de campanhas para a vitória e para a eliminação são comuns. Porém, durante esse mundial conseguimos perceber o quanto essa prática do mercado publicitário incomoda as pessoas, que encararam o fato como um ‘agouro’ e utilizaram as redes sociais para reclamar”, afirma André Freitas, diretor de novos negócios da Predicta.
A consultoria uniu duas áreas de expertise: produtos e inteligência para realizar a medição. A captura dos tweets foi realizada diariamente por intermédio da ferramenta Radian6. Na sequência, o setor de inteligência avaliou o material, racionalizou e categorizou os dados. Foi necessário criar indicadores específicos para ponderar o volume de tweets, as características de cada um e a afinidade com a campanha veiculada. No total, foram analisados, ao longo de um mês, cerca de 300 mil tweets que mencionavam as marcas monitoradas. Confira abaixo o ranking das marcas mais admiradas, lembradas e populares:
Marcas mais admiradas
1 – Adidas 95,26%
2 – Visa 94,81%
3 – Coca-Cola 93,16%
4 – Sony 91,95%
5 – Brahma 91,09%
6 – McDonald’s 86,40%
7 – Pepsi 86,24%
8 – Seara 82,43%
9 – Volkswagen 79,59%
10 – Itaú 70,53%
Share of voice
1 – Coca-Cola 20,73%
2 – Nike 13,97%
3 – McDonald’s 9,67%
4 – Sony 9,55%
Marcas mais populares
1 – Seara 41,76%
2 – Vivo 17,26%
3 – Adidas 14,29%
4 – Itaú 12,27%