Campus Party abre oportunidade para ações inovadoras
No próximo dia 31, tem início, em São Paulo, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a Campus Party, que este ano chega à sua décima edição no Brasil e promete, mais uma vez, movimentar a cidade com visitantes de diversos estados brasileiros e também de outros países. A exemplo do ano passado, o encontro, além de proporcionar uma experiência tecnológica imersiva para os campuseiros e visitantes, pretende contribuir para o empreendedorismo no país por meio do programa Startup & Makers Camp, cujo objetivo é impulsionar e capacitar jovens talentos empreendedores.
Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil: objetivo maior do programa Startup & Makers é gerar conhecimento sobre empreendedorismo
No ano passado, mais de 600 startups se inscreveram para o programa. Duzentas delas, de áreas como agronegócio, comunicação e mídia, educação, entretenimento, entre outras, foram selecionadas e tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, encontrar talentos, testar mercados, aprender e ensinar para um público qualificado. Além disso, receberam mentoria, coaching e puderam conversar com 96 investidores e diretores de grandes empresas que estiveram presentes no evento fazendo negócios.
“O evento funciona, na maioria dos casos, como o primeiro contato entre as startups e os investidores. No ano passado, por exemplo, em um único dia, três startups conseguiram captar juntas quase meio milhão de reais”, destaca Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.
Na edição de 2017 da Campus Party, o projeto volta a ser realizado com estrutura para gerar conhecimento e relacionamento, além da possibilidade de conquistar investidores.
“Nosso objetivo principal não é tanto levantar investimentos para essas startups e, sim, contribuir com informação, conhecimento, mentorias e network. A troca de ideias dentro da Campus é algo extremamente rico e nosso principal objetivo é fazer com que esses empreendedores saiam do evento mais robustos para que consigam estruturar suas empresas e seguir com elas. Isso porque sabemos que 25% das startups que surgem no país não sobrevivem ao primeiro ano de vida”, defende Novaes.
Em relação ao relacionamento que o projeto proporciona, Novaes detalha um perfil diversificado. “Os investidores que participam do programa Startup & Makers da Campus Party são de diferentes perfis e buscam também diferentes tipos de empresa. Temos desde o investidor pessoa física, que quer conhecer projetos novos para investir seu dinheiro, passando por aceleradoras e investidores anjos, e chegando até grandes corporações que vão ao evento para conhecer novas ideia e descobrir novos talentos”, comenta o executivo.
A Campus Party Brasil 2017 será realizada de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições Anhembi.
Em 2016, o encontro recebeu em São Paulo mais de 82 mil visitantes e 8 mil campuseiros vindos de todo Brasil. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6,5 mil barracas e contaram com uma internet de 40 gigabytes para aproveitar mais de 700 horas de atividades oferecidas no local.