Canais fast ganham força no Brasil e aproximam publicidade da TV conectada
Modelo gratuito com anúncios se consolida em plataformas como Samsung TV Plus e TCL e atrai players de mídia, como Jovem Pan e UOL
Os canais fast (sigla para Free Ad-Supported Streaming TV, ou canais gratuitos com suporte a anúncios) ganham espaço no Brasil e ajudam a moldar uma nova lógica de consumo audiovisual. Com grade linear, acesso gratuito e sustentação publicitária, esse formato tem se consolidado em plataformas de TV conectada (CTV), como os hubs das fabricantes Samsung e TCL, e atrai veículos tradicionais e nativos digitais. Jovem Pan, Pluto TV, UOL, Times Brasil e Caras TV são alguns dos grupos que apostam nesse modelo para ampliar sua distribuição e presença no ambiente digital.
Segundo a mais recente edição da pesquisa da Comscore sobre TV Conectada no Brasil, 64% da população digital brasileira já consome conteúdo via CTV, o que representa aproximadamente 84 milhões de pessoas. O Brasil também se destaca regionalmente: entre 2022 e 2024, a inserção da CTV no país saltou de 50% para 64%.
Para entender melhor os movimentos locais, o propmark conversou com representantes de plataformas, canais e empresas que operam nos bastidores do ecossistema fast. Entre os entrevistados, estão executivos da TCL e Samsung TV Plus, fornecedoras de dispositivos com hubs integrados, além de responsáveis por canais como Jovem Pan, Times Brasil e UOL.
A reportagem também ouviu a empresa de tecnologia XR Global, que atua na adequação técnica dos filmes publicitários para as CTVs, e o professor João Oliver, da ESPM, que analisa o avanço dos canais fast no contexto midiático brasileiro.
Para Oliver, o modelo representa uma evolução da TV aberta ao incorporar os atributos digitais. “A fast TV combina a conveniência do streaming com o alcance da TV linear. É um conteúdo gratuito, suportado por anúncios, como na televisão tradicional, mas com a possibilidade de segmentação, algo que não era viável nos antigos modelos abertos”, aponta.
A pesquisa da Comscore reforça essa leitura. Entre os usuários de CTV no Brasil, o consumo diário médio é de quatro horas, com pico entre 19h e 0h. Os conteúdos mais assistidos são filmes (93%), séries (88%) e noticiários (65%). O futebol é hegemônico: 96% dos espectadores que consomem esportes via CTV assistem às partidas proporcionadas por essa paixão nacional.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 21 de julho de 2025