Canal Kids busca interação

Diante das várias tentativas de coibir a publicidade para crianças, com ações impostas pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) e entidades ligadas ao universo infantil, o Canal Kids – site de entretenimento e cultura voltado ao público mirim – completa 10 anos com a proposta de incentivar o consumo do conhecimento, atrelado aos benefícios que as marcas podem transmitir a esse target.

Segundo o diretor de filmes publicitários Felipe Dianese, dono da Sequência Cinematográfica – empresa atuante há 30 anos no mercado, e que além de produzir o Canal Kids, realiza conteúdo interativo para todas as mídias existentes –, a meta deste ano para o portal é ter, em cada uma de suas dez áreas, marcas que interajam com  as crianças. “A ideia é que cada brand esteja presente no Canal com conteúdo patrocinado e customizado”, explica Dianese.

Conforme o executivo, uma marca de alimentos pode estar inserida na seção que trata do tema explicando e ensinando ao público infantil a importância de se ter hábitos de consumo saudáveis. “Com tantas restrições à publicidade para as crianças, a melhor forma de se relacionar com esse target é devolvendo benefícios e se comunicando de maneira transparente”, enfatiza Dianese.

De acordo com ele, atualmente, o Canal Kids é considerado o maior conteúdo interativo em língua portuguesa do mundo, com cerca de 10 mil páginas informativas e aproximadamente 500 mil visitas  por mês. “É uma grande enciclopédia de temas brasileiros para o segmento infanto-juvenil”, destaca.

O diretor acrescenta, ainda, que desde 2008 o site não utiliza comunicação através de banners ou links patrocinados, e se mantém financeiramente por meio da venda de subprodutos – como bonés e camisetas –, além do próprio investimento de parte da receita da Sequência.

Segundo Dianese, o motivo pela não veiculação de tais formatos online refere-se a sua baixa funcionalidade entre o target infantil. “A criança ingressa no portal para estar em seu universo. Ao tirá-la dali, tudo se perde. Fica muito raso. A proposta é interagir com as marcas por meio de brincadeiras e atividades do site”,  diz o executivo.

Desde sua criação, todo o conteúdo do portal foi desenvolvido, conforme o diretor, para suprir os avanços tecnológicos percebidos de antemão por Dianese. “A internet é, sem dúvida, a mídia que mais cresce. E o Canal Kids já nasceu com essa proposta. Tudo o que produzimos para o portal é em HD, e está preparado para todas as
mídias existentes”, salienta executivo.

O Canal Kids é mantido pela Sequência desde 2000, e conta, entre muitos, com apoios do Unicef, Unesco, Ministérios da Cultura e dos Transportes pelo reconhecimento de seu trabalho educativo com as crianças. Desde 2007, por exemplo, uma das metas do portal foi aproximar a arte do público mirim. “Os artistas Gustavo Rosa, Aldemir Martins e Antônio Peticov têm áreas específicas no Canal Kids. É uma forma de suprir a carência cultural existente no Brasil”.

Novidades
Entre os destaques para o Canal em 2009, Dianese conta sobre uma possível parceria com uma rede de TV aberta para a produção de conteúdo customizado. Segundo ele, alguns personagens do site deverão integrar a programação e o portal da emissora.
Neste sentido, vale lembrar que, em 2003, com patrocínio de Toddynho, o SBT veiculou durante três anos 50 episódios da “Turma do Pipe”, curta desenvolvido pela Sequência para o público infantil.

Outra ação que está sendo desenvolvida pelo Canal é a implementação de uma área denominada “África na Escola”. O objetivo, conforme Dianese, é estimular o conhecimento das crianças sobre o continente, além de ir ao encontro da proposta de Lei 10630/02, que institui a obrigatoriedade do ensino de história e literatura africanas, bem como os relatos de resistência dos negros na África, no Brasil e no mundo.

“A partir deste ano, vamos fazer um gincana cultural para levar uma criança e dois acompanhantes adultos para a África do Sul com passagem e estadia pagas. A finalidade é que os pequenos tenham contato com a cultura e com os aspectos ambientais da região”, explica o diretor. Segundo ele, os interessados deverão, contudo, participar de várias etapas de um game no próprio portal. No ano que vem, o Canal Kids também levará mais duas crianças ao continente, com a possibilidade de assistirem, ainda, a uma partida da Copa do Mundo, a ser realizada em 2010 na África do Sul. “Para isso, temos dois grandes parceiros envolvidos neste projeto, e que posteriormente serão divulgados”, afirma.

por Juliana Welling