Cancelamento de passagens e pacotes: 123 Milhas é acionada pela justiça
A empresa informou que suspendeu as emissões de viagens com previsão de embarque de setembro a dezembro de 2023
A 123 Milhas surpreendeu os seus clientes ao anunciar que as emissões de passagens e pacotes da linha "PROMO" da empresa, com previsão de embarque de setembro a dezembro de 2023, estão suspensas.
No comunicado oficial, a 123 Milhas apontou que a decisão foi tomada devido a "persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada".
Além disso, a empresa ressaltou que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia e os outros produtos fornecidos permanecem sem nenhuma alteração.
A 123 Milhas também comunicou que os valores pagos pelos clientes com embarque previsto para setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023 serão integralmente devolvidos em vouchers.
123 Milhas na mira dos órgãos reguladores
Assim que a empresa fez o anúncio do cancelamento, as pessoas se mobilizaram para as redes sociais com críticas voltadas às 123 Milhas. Dentre as reclamações, estavam pessoas que já tinham terminado de pagar os pacotes além dos passeios pagos para os seus destinos.
A mobilização fez com que a empresa fosse acionada pelo Procon-SP, que encaminhou uma notificação para a 123 Milhas, pedindo esclarecimento sobre a não emissão das passagens e pacotes.
Dentre as informações solicitadas, o órgão quer entender quais foram as condições adversas citadas no comunicado da empresa, quando se configuraram e o que foi feito de lá para cá para atender os consumidores que seriam impactados, além da quantidade de consumidores lesados, as opções além dos vouchers oferecidos como devolução e como está sendo feito o atendimento de todas estas pessoas atingidas.
"Já temos muitos relatos de consumidores que não estariam sendo atendidos, o que é um problema adicional, especialmente para quem se programou para viajar logo no começo de setembro. A empresa, além de ter feito uma mudança unilateral das regras, não pode deixar os consumidores sem informação", explicou Rodrigo Tritapepe, diretor de atendimento e orientação do Procon-SP.
Além do órgão, o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informaram que vão investigar a 123 Milhas. Juntos, os ministérios, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), visam a esclarecer as razões dos cancelamentos, além de identificar as pessoas que foram atingidas e reparar os danos causados a estes clientes.