Cancelamento do NBB trará reflexos para a mídia e marcas
O Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição da modalidade no país, teve a temporada 2020 oficialmente encerrada nesta segunda-feira (4) pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Os jogos estão interrompidos desde 15 de março devido a pandemia da Covid-19 e agora, a competição foi definitivamente cancelada neste ano.
A decisão impacta diretamente a cadeia do esporte no Brasil, sobretudo, os veículos que detêm os direitos de transmissão dos jogos, além dos patrocinadores. Band, ESPN, Fox Sports e o serviço de streaming DAZN transmitem a competição.
Principalmente na TV aberta, a transmissão dos jogos vinha garantindo bons resultados de audiência. Tanto é que em 2019, a Band renovou o contrato com a LNB até 2022. Em comunicado oficial, a liga destaca que havia elaborado um projeto que poderia viabilizar o retorno da competição nos próximos meses, mas como a contaminação da Covid-19 está em diferentes estágios em cada estado brasileiro, isso impacta diretamente a primeira etapa do projeto de retomada do NBB: o início dos treinamentos.
Desta maneira, as equipes não tiveram segurança em relação ao controle da pandemia no Brasil e optaram por preservar a saúde de todos os profissionais envolvidos com a competição.
Realizado em parceria com a NBA no Brasil, o campeonato brasileiro de basquete teve rumo diferente ao estabelecido nos Estados Unidos, onde alguns times já recomeçaram a treinar. O prazo para a retomada da competição americana, no entanto, ainda não foi definido.
Em nota oficial, a LNB esclareceu ainda que teve reuniões com os patrocinadores e parceiros de mídia da competição. Segundo Marcelo Vido, diretor executivo de esportes olímpicos do Flamengo e vice-presidente de Marketing da liga, nesses encontros com o departamento de marketing da entidade, “os parceiros oficiais do NBB demonstraram total apoio às decisões tomadas pelas equipes não somente em relação ao atual momento, mas também para os próximos passos que serão dados no futuro”.
O Novo Basquete Brasil tem como patrocinadores a Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.