Cancelamentos de eventos e ações memoráveis marcam 2º trimestre
Logo após o impacto da chegada da pandemia ao Brasil, o segundo trimestre (abril, maio e junho) de 2020 foi recheado de cancelamentos, tudo em nome do distanciamento e isolamento social. Um dos primeiros grandes choques foi com o cancelamento, em abril, do Festival de Cannes. Pela primeira vez na história o tradicional evento da propaganda mundial não seria realizado. Decisão foi bem aceita pelo mercado.
Agências e anunciantes ainda não sabiam direito como agir no início do trimestre. A grande maioria das marcas, em um primeiro momento, sumiu da mídia. Mas, a Volvo Trucks lançou campanha que homenageou os caminhoneiros, profissionais que, em meio à crise, seguiram trabalhando, para abastecer o mercado. A Heroes of the Road foi criada pela SoWhat. Ação contou com a hashtag EuRodoPorTodos.
Outra campanha bem-sucedida na ocasião foi a de mídia exterior do Banco Itaú, que agradecia os profissionais de saúde, que tinham de sair de casa para se dirigirem aos postos de saúde e hospitais. O banco elegeu as vias de diversas cidades em todo o Brasil para veicular sua campanha #ObrigadoporCuidar.
Em meio a tudo isso, a organização da 9ª edição do Rock in Rio Lisboa, que seria realizada em junho, também avisou que seria cancelada.
A escolas de todo o país suspenderam as aulas presenciais e montaram verdadeiras operações de guerra para mitigar a expansão do vírus e preservar seus calendários letivos. A saída foi a implementação de uma solução digital. Começava ali a popularização de programas como Zoom, Canvas, Microsoft Teams, softwares próprios e até mesmo e-mails marketing e SMS deram lugar às salas de aula presenciais.
Em abril, a Kantar trouxe resultado do estudo Barômetro Covid-19, que mostrou o crescimento acelerado do e-commerce. Outro crescimento acentuado notado foi o da audiência da TV. Dados da Kantar Ibope Media apontaram que o tempo médio que cada pessoa passou assistindo TV diariamente na primeira semana de abril foi de 7h54, o que significa um aumento de 1h20 em relação à primeira semana de março, antes da pandemia.
Os destaques de maio nesta Retrospectiva 2020 ficam por conta do crescimento, claro, do delivery. O distanciamento social aqueceu o setor de entregas no país. Rappi, James Delivery, iFood, Cornershop, Zé Delivery e 99Food afirmaram ter registrado aumento significativo da demanda e de downloads de seus aplicativos naquelas últimas semanas.
O New York Festivals anunciou também em maio os prêmios especiais da indústria em 2020. McCann Worldgroup foi homenageado com o Prêmio Rede Global do Ano.
Ainda em maio, o Bradesco Saúde investiu em campanha embalada pela música Fascinação, consagrada na voz de Elis Regina. A partir de maio, a Globo passou a operar com nova estrutura de negócios integrados em publicidade. Como reflexo das recentes mudanças na atuação e a unificação das áreas comerciais dos canais lineares e digitais, o grupo montou nova diretoria, liderada por Eduardo Schaeffer.
A AlmapBBDO foi a principal agência da região ibero-americana do ADC Awards 2020, festival de criatividade e inovação do The One Club for Creativity. Um dos destaques foi o trabalho Let’s Summer, para Havaianas.
Em junho, a vida continuava com ainda mais restrições, pois o país caminhava para o auge da pandemia. Além do agravamento da crise de saúde, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, grandes marcas entraram na conversa sobre racismo, deflagrada após o assassinato de George Floyd, homem negro sufocado por um policial. A tragédia causou uma série de protestos mundo afora.
O PROPMARK celebrou seus 55 anos com edição histórica, publicada no dia 15 de junho. A comemoração seria em maio, porém a crise de saúde atingiu os planos do jornal. A edição comemorativa convidou 55 executivos para uma reflexão sobre o momento e o que esperar após a pandemia da Covid-19. Também fez um apanhado da propaganda brasileira nos últimos 55 anos.
A Africa foi a agência brasileira com o maior número de prêmios no D&AD 2020. O Brasil conquistou 20 troféus. Nesse mesmo mês, AlmapBBDO é eleita pela Ascential, organizadora do Festival Internacional de Criatividade, como a Agência da Década. Ainda em junho a Unilever e a Coca-Cola determinaram que iriam pausar sua publicidade em mídias sociais por 30 dias para forçar o Facebook e outras plataformas a combaterem o discurso de ódio.