Cannes cria prêmio para trabalhos contra preconceito de gênero
“O Glass Lion demonstra o comprometimento de Cannes ao apoiar que a indústria não apenas reflete o mundo que está em volta de nós como também mudá-lo ativamente para melhor. Estou honrada e, junto com o júri, iremos celebrar o trabalho criativo e as mudanças socioculturais”, declara Gallop.
Segundo a organização do Festival, o dinheiro arrecado com as inscrições da categoria será doado para um programa de apoio à neutralidade do tema de gênero na mídia. Os detalhes sobre iniciativa serão divulgados nas próximas semanas. Nos próximos anos, o objetivo é que a categoria seja ampliada para envolver assuntos relacionados a outros problemas culturais e sociais.
A introdução do “Glass Lion: The Lion for Change” segue a criação da “See It Be It”, iniciativa criada pelo Festival de Cannes na edição passada para incentivar a carreira de mulheres criativas na publicidade. “A predominância da voz feminina tem gerado a criação de várias mensagens de marketing. Inserir criatividade para capturar corações e mentes da maior base consumidora do mundo – a mulher – vai determinar o futuro dessa indústria. Isto vai exigir um talento maior para equilibrar a questão de gênero”, explica Senta Slingerland, diretora de estratégias de marca do Festival de Cannes.