“Cannes e a criatividade são muito importante para nós”
Terceiro maior grupo da publicidade mundial, o Publicis Groupe esteve presente no Festival de Cannes através de um seminário em que explicou um pouco mais sobre o Marcel, o sistema de inteligência artificial cujo desenvolvimento foi feito a partir de dinheiro que seria investido em inscrições. O CEO global Arthur Sadoun reforçou o apoio ao evento e à comunidade criativa.
“Sentimos falta de todos vocês. Não participar de Cannes é um sacrifício. Mas fizemos isso por um objetivo importante não para gerar polêmica, porque não precisamos desse tipo de repercussão”, afirmou Sadoun. “A criatividade é muito importante para nós, e só entrei nessa indústria por causa disso. Cannes é um evento importante, e ele traz inspiração e a oportunidade de ter o trabalho julgado. É onde posso ver todos os grandes trabalhos do mundo e me conectar com as pessoas”, reforçou.
Sobre o Marcel, o desafio do Publicis é como fazer 80 mil funcionários de 1,2 mil agências trabalharem juntos para 4 mil clientes, colaborando quando necessário, mas mantendo a individualidade e visão de mundo de cada empresa. O sistema de inteligência artificial Marcel foi anunciado no ano passado. Nesta quarta-feira (20), a holding apresentou algumas das funções da ferramenta, que promete reinventar a atuação do grupo.
A plataforma desperta atenções na indústria, já que o investimento para tirá-la do papel foi feito a partir de dinheiro que iria para as inscrições do grupo em festivais. “Estamos sentindo muito sua falta neste ano e garanto que estaremos de volta a Cannes em 2019”, afirmou Sadoun, no seminário que teve ainda a presença de Nick Law, CEO global, e Carla Serrano, CSO global. Eles compõem a liderança global da holding atualmente.
Arthur Sadoun apresenta o Marcel, sob os olhares de Maurice Lévy, seu antigo chefe
Serrano explicou que os quatro pilares do Marcel serão gerar oportunidades, conectividade, conhecimento e produtividade. O Publicis mostrou alguns exemplos de como ele funcionará nesse sentido. Uma das possibilidades será uma espécie de briefing em vídeo em que o anunciante falará sobre o desafio de negócios. Law contou sobre um projeto de uma pequena agência da rede, de Madri, cuja ideia foi levada diretamente ao CMO de Walmart. Outra possibilidade é de se encontrar um expert de determinado conhecimento para um projeto, utilizando filtros como o de que se ele têm experiência com aquele cliente ou indústria. O sistema permite, inclusive, que se evite profissionais com clientes conflitantes.
Além das funcionalidades, o aplicativo que abrigará o Macel oferecerá, todos os dias, seis conteúdos com base na função e conhecimento de cada funcionário. O projeto está em testes e deve ser utilizado a partir de 2019.
Durante a apresentação, os executivos da Publicis Groupe tiraram dúvidas de 20 grandes profissionais do mercado. O formato gerou situações divertidas, como uma pergunta de Maurice Lévy, ex-CEO do Publicis, que deu o cargo a Sadoun, e que lhe perguntou qual seria sua próxima grande invenção, arrancando risos da plateia.