Cannes e Media Neutral foram temas das palestras de Lindenberg e Janjacomo
As peças premiadas da Leo Burnett este ano no Festival de Cannes foram mote da palestra de Ruy Lindenberg no terceiro dia da 7ª edição do Top de Criação Publicitária, realizada na ESPM. Destaque para o anúncio desenvolvido para a ONG, Akatu, que mostrava uma favela de cabeça para baixo. O filme “Presidiário”, criado para Fiat, também foi tema de discussão. O diretor de criação ressaltou ainda as campanhas criadas para a montadora italiana, que tinham como mote “Você precisa rever seus conceitos”. Para ele, o mais importante na relação anunciante/agência, é os dois lados estarem em perfeita sintonia. Danilo Janjacomo, da Ogilvy, também mostrou cases da agência, mas apresentou um novo conceito: o Media Neutral, onde o consumidor é o centro da concepção criativa. A pensamento está calcado em três fatores: campanha deve gerar boca-a-boca, para ter fãs; ser competitivo com o popular (os anunciantes não competem apenas com os concorrentes, mas principalmente com o que tem apelo popular, que pode ser uma celebridade ou mesmo um evento, como as Olimpíadas); e esquecer a hierarquia da mídia. O ciclo de palestras, promovido pela Editora Referência, recebe hoje à noite o diretor de criação Leandro Castilho, da Y&R, e do VP de criação da TBWA/Brasil, Cibar Ruiz.