Cannes Lions 2009 vai dar ênfase ao trabalho e aprendizado

O Festival Internacional de Publicidade de Cannes deste ano não terá o volume de festas como nos anos anteriores da competição, agendada para o Palais des Festivals de Cannes entre os dias 21 e 27 de junho. Philip Thomas, ceo do evento organizado pela Emap, uma das principais empresas de mídia da Inglaterra, revela em entrevista exclusiva que ainda é cedo para comentar diminuição de inscrições e delegados de países como Estados Unidos e Alemanha, bastante afetados pela depressão econômica atual. “Cannes vai promover sessões de debates e provocação de ideias que todos nós precisamos tanto no atual momento”, disse Thomas.

– Quais as expectativas da organização do Cannes Lions para o evento deste ano?
Mais do que nunca, o Cannes Lions nesse ano será sobre trabalho e aprendizado. Provavelmente haverá menos festas, mas a qualidade do nosso programa de seminários será a melhor de todos os tempos: Kofi Annan, David Plouffe (coordenador da campanha de Barack Obama) e muitos outros nomes importantes. Cannes vai promover sessões de debates e provocação de ideias que todos nós precisamos tanto no atual momento.

– Como a crise econômica está interferindo no planejamento do festival?
Todo negócio no mundo está sendo afetado pelos problemas econômicos e com Cannes não é diferente. Estamos confiantes que os delegados terão a melhor experiência que eles já tiveram em Cannes, em termos de inspiração e de aprendizagem. Agora, mais do que nunca, a indústria precisa de Cannes como um lugar para se reunir e conversar sobre o que vem pela frente.

– Países como Estados Unidos e Alemanha podem diminuir o volume de inscrições?Muitas pessoas estão nos dizendo que inscrever em Cannes, e ser premiado em Cannes, é muito importante para elas. É muito cedo para dizer, mas acredito que outros festivais possam ter mais problemas.

– Países que integram o bloco BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) ou de outras regiões podem ampliar o volume de inscrições?
Seria muito bom se isso acontecesse.

– Segundo o Advertising Age, redes como a DDB e Leo Burnett estão cancelandoo suas tradicionais festas realizadas durante o festival. Outras redes, entre as quais a Saatchi & Saatchi, estão anunciando cortes de 50% em inscrições de trabalhos e delegados. O que pode ser feito diante dessas reduções?
Festa é uma coisa – é difícil justificar uma festa no atual contexto. Em vez de festa, a DDB decidiu trazer David Plouffe ao festival para um seminário. Vendo por esse ponto, isso me parece inteligente. A Saatchi & Saatchi está fazendo mais uma vez o New Directors Showcase. As agências continuam bem envolvidas com o Cannes Lions 2009, fazendo do festival uma experiência importante de aprendizagem.

– Quais são as expectativas em relação à participação do Brasil?
O Brasil é um País importante para o Festival de Cannes. Nós reconhecemos muito o apoio e a paixão das agências brasileiras. Eu soube que o Brasil não estaria sofrendo os efeitos da crise tanto quanto outros países neste momento. Assim, vamos torcer para ter uma boa representação brasileira. Esse é o ano para entrar e ganhar se os outros paises fizerem cortes. 

– A campanha “ignite your creativity” foi criada por que agência?
Ela foi desenvolvida pela Wunderman de Londres.
 
– Considerando o volume de inscrições do Dubai Lynx 2009 e do Eurobest 2008, como esses festivais podem servir de termômetro para o Cannes Lions deste ano?
Bem, o Eurobest teve crescimento de 11% e o festival de Dubai teve um pequeno aumento que mesmo assim é muito encorajador e demonstra como esses prêmios são importantes para a indústria. Eu espero que isso seja um termômetro para Cannes, mas ainda é muito cedo para dizer.

Paulo Macedo