Cannes Lions 2013 termina com recorde de 115 Leões para agências do Brasil
Termina na noite deste sábado a 60º edição do Cannes Lions, o festival internacional de criatividade, com um resultado histórico para o Brasil, que bate mais uma vez o seu recorde de prêmios, com um total de 115 Leões, incluindo o de Agência do Ano, que deverá ser anunciado para a Ogilvy. No ano passado, foram 79 Leões. O Leão de Agência do Ano só será divulgado oficialmente durante a cerimônia de premiação, no encerramento do festival.
Além do recorde de Leões, Cannes 2013 é histórico para o Brasil pois é a primeira vez que o país conquista mais de um Grand Prix durante um festival. Ganhou dois, ambos com trabalhos criados pela Ogilvy. Um deles é o case “Fãs imortais”, feito para o Sport Club Recife, que ficou com o GP de Promo & Activation Lions. O segundo é o Grand Prix de Titanium, concedido ao case “Retratos da real beleza”, criado para a marca Dove, da Unilever. É a primeira vez que o Brasil é premiado nesta área.
O Brasil soma agora sete GPs em Cannes. O primeiro foi em 1993, em Press, com “Umbigo”, da DM9DDB para o Guaraná Antarctica. Em 2000 e em 2005 foram conquistados GPs em Cyber Lions, respectivamente com “Braile” (AgênciaClick/Banco de Olhos) e “Reality advertising” (DM9DDB/Super Bonder). Em 2010, o Brasil ganhou o GP de Press Lions com “Música: Entenda do que é feita”, da AlmapBBDO para a revista Billboard, e no ano passado, o de Radio Lions, com “Rádio repelente”, da Talent para a revista Go Outside.
Um total de 20 agências de publicidade e duas de design foram premiadas com os 115 Leões brasileiros deste ano. São 25 de Press Lions, 16 de Outdoor Lions, 11 de Promo & Activation Lions,10 de Design Lions, nove de Media Lions, nove de Direct Lions, seis de Mobile Lions, seis de PR Lions, cinco de Film Lions, cinco de Film Craft Lions, três de Cyber, dois de Titanium and Integrated Lions, seis de Branded Content & Entertainment Lions, um de Radio Lions e um de Agência do Ano. A Ogilvy tem 35 dos 115 Leões brasileiros.
É a oitava vez que o Brasil conquista o Leão de Agência do Ano. Neste ano, a pontuação para o título avaliou os prêmios de todas as competições do festival, exceto o Media Lions. A DM9DDB foi Agência do Ano em 1998, 1999 e em 2009. A AlmapBBDO venceu em 2000, 2010 e 2011; e a F/Nazca S&S, em 2001.