Cannes Lions amplia ligação com o terceiro setor

 

O Cannes Lions amplia sua relação com o terceiro setor ao firmar uma parceria com o Bill & Melinda Gates Foundation, uma das principais entidades filantrópicas globais, fundada por Bill Gates e sua esposa. O acordo tem como elemento principal a criação do concurso “Grand challenges explorations: aid is working. Tell the world”, que visa convocar as principais mentes criativas do mundo em prol de uma causa social.

Qualquer profissional, agência ou companhia poderá participar inscrevendo uma ideia simples, que possa ser explicada em no máximo duas páginas, com base no desafio lançado pela fundação. “A comunidade global do Cannes Lions é composta pelos maiores comunicadores do mundo, que resolvem os problemas de seus clientes diariamente. Imagine se essa comunidade pudesse aproveitar essa criatividade para solucionar um problema global? E imagine se houvesse dinheiro para que essa ideia fosse colocada em prática?”, questiona Philip Thomas, ceo do Cannes Lions.

Até 10 dos projetos inscritos poderão receber um aporte de US$ 100 mil para seu desenvolvimento, além de uma chance de ter como mentores os integrantes do Cannes Chimera – grupo formado profissionais envolvidos em cada um dos cases merecedores de um Grand Prix no Cannes Lions 2011, e que passará a ter novos membros a cada edição do festival, sempre com o mesmo critério. Projetos que alcançarem sucesso após serem colocados em prática poderão inclusive receber um financiamento adicional de até US$ 1 milhão. “Agora, mais do que nunca, é necessário que olhemos para formas inovadoras para mudar o debate sobre o auxílio a causas desse tipo. Estamos empolgados em ter o Cannes Lions como parceiro para nos ajudar a garantir que as mentes mais criativas do mundo direcionem sua energia a um tão importante desafio”, ressalta Tom Scott, diretor global de marca e inovação da Bill & Melinda Gates Foundation.

As inscrições para o concurso serão válidas até 15 de maio. Durante o verão europeu, que se inicia no mês em questão, as ideias inscritas serão julgadas anonimamente por um grupo formado pelo Cannes Chimera e por membros da entidade de Gates, além de um board de especialistas. No outono, os finalistas embarcam para Seattle, nos Estados Unidos, para receber conselhos de aprimoramento do time de criativos do Cannes Chimera. Após o processo e o rejulgamento dos trabalhos, os vencedores serão convidados a participar do Cannes Lions 2013 para mostrarem os resultados da proposta após sua realização.

Clique aqui para mais informações sobre o concurso e confira abaixo a lista dos profissionais que compõem o Cannes Chimera.

Mark Bashore, head de criatividade da Digital Kitchen, Chicago
Mark Bernath, diretor executivo de criação da Wieden+Kennedy Amsterdam
Adrian Botan, sócio e criativo da McCann Erickson Bucareste e diretor regional de criação da McCann Erickson Europa central e oriental
Paul Brazier, diretor executivo de criação da Abbott Mead Vickers BBDO, Londres
Amanda Clelland, diretora de criação associada da Droga5, Nova York
Neil Heymann, diretor de criação da Droga5, Nova York
Ant Keogh, diretor executivo de criação da Clemenger BBDO Melbourne
Thomas Kim, diretor executivo de criação da Cheil Worldwide, Seul
Aaron Koblin, artista do Google Creative Labs, Nova York
Nick Law, vice-presidente executivo e cco da R/GA, Nova York
Rob McLennan, diretor executivo de criação da Net#work BBDO, Johanesburgo  
Iain Tait, diretor executivo global de criação da Wieden+Kennedy Portland
Jason Williams, diretor executivo de criação da Leo Burnett Melbourne
Yang Yeo, cco da JWT Xangai