Cannes Lions anuncia data e novidades para a edição de 2023
A 70ª edição do festival ocorrerá entre os dias 19 e 23 de junho e terá mudanças em quatro das 30 categorias
O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, anunciou as datas para a próxima edição do evento, que será realizada entre os dias 19 e 23 de junho de 2023.
O site do evento foi repaginado e as informações como registro de delegados, CMO Accelerator Programme, Online Learning Courses, The Lions Academies, The Work, Lions Membership já podem ser acessadas.
Além da data para a próxima edição, o festival também anunciou algumas novidades para o próximo ano. Uma delas é uma mudança na elegibilidade das campanhas e, para a 2023, os trabalhos submetidos devem ter sido exibidos, lançados ou divulgados ao público pela primeira vez entre 21 de fevereiro de 2022 e 23 de abril de 2023.
Envolvendo as questões de Diversidade, Equidade e Igualdade, em 2023 os participantes serão incentivados a fornecer informações sobre a composição das equipes envolvidas nos bastidores e qualquer informação relevante sobre a agenda de DE&I da marca ou agência. O objetivo da iniciativa é medir o progresso e ajudar a formar critérios futuros.
Outra novidade é a nova categoria dedicada a Games, o Entertainment Lions for Gaming, que vai celebrar o trabalho criativo que conecta pessoas às marcas por meio da jogabilidade. As inscrições desta categoria precisarão demonstrar como as marcas alcançaram as comunidades de jogos e agregaram valor real à experiência geral de games, ao mesmo tempo em que impulsionam o sucesso comercial.
A categoria Creative B2B Lion também foi atualizada. A organização removeu a distinção entre Produtos e Serviços nas subcategorias, para refletir melhor o setor B2B, e introduziu uma subcategoria nova chamada 'Campanha Integrada', que terá como objetivo garantir que o Leão reconheça a natureza multiponto de contato e participação múltipla da jornada de compra para o trabalho criativo B2B.
Outra categoria que sofreu mudanças foi a Pharma Lions, que passa a contar com novas especificações que vão garantir que o Leão distinga a diferença entre o trabalho farmacêutico que enfrenta regulamentações pesadas com o trabalho de saúde e bem-estar, o qual pode ir ao ar sem as mesmas restrições.
Ainda na categoria Pharma Lions, todo trabalho inscrito deverá ser direcionado a profissionais específicos e grupos de pacientes em relação ao tratamento de uma doença ou condição médica diagnosticada, assim como deve ser tratada por um profissional de saúde.
As seções também foram reestruturadas para que todos os trabalhos Regulamentados e Não Regulamentados sejam separados e as mídias também foram atualizadas para se alinharem mais de perto com as especialidades dos Leões.
Outra categoria que foi atualizada para 2023 é a Mobile Lions, que passa a incluir todos os aplicativos de dispositivos portáteis e tecnologia móvel. A edição de 2023 do Cannes Lions também passará a contar com a introdução do metaverso em subcategorias focadas em Novas Realidades e Tecnologia Emergente.
O festival também anunciou que, com exceção das categorias Digital Craft, Film Craft e Industry Craft, todos os Leões terão de responder qual foi o impacto daquele trabalho. Agora, participantes serão solicitados a fornecer informações que demonstrem o efeito de Impacto, Eficácia e Crescimento de determinado projeto levando em consideração a variedade de métricas que mostram a eficácia da criatividade.
Como membros do Ad Net Zero, o festival também vai incentivar os participantes a fornecerem informações que descrevam as suas emissões de carbono como parte do processo de produção. Para 2023, as informações não serão usadas como parte do processo de julgamento, mas serão utilizadas para definir uma linha de base a construir critérios futuros.
As inscrições estarão liberadas a partir de 19 de janeiro de 2023 e os preços de cada categoria já podem ser acessados através do site. Os valores variam de acordo com o prazo determinado pela organização, com custos a partir de €630 a €2.600, que podem subir em até 53%, dependendo em que período forem feitas.