Cannes Lions bate novo recorde em número de inscrições
A Copa do Mundo 2014, a ser realizada no Brasil – que tanto preocupava a organização do Cannes Lions este ano – parece não ter gerado impacto negativo ao festival. Divulgando seu balanço de inscrições nesta quarta-feira (4), o evento celebra um novo recorde histórico de inscrições, chegando a 37.427 trabalhos participantes, enviados por 97 diferentes países para as 17 áreas que compreendem a competição. O número é 4,6% maior que o do ano passado, quando foram avaliadas 35.765 peças.
Assim como em 2013, o Brasil aparece como o segundo país que mais inscreveu: 3.321 trabalhos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 6.213. O número, porém, é menor que o ano passado, quando disputaram por Leões um total de 3.476 peças – retração de 4,5%. Completam a lista dos países mais representativos Reino Unido (2.757), Alemanha (França (1.838), Austrália (1.543), Japão (1.146) , Canadá (995), Índia (976) e China (952). Gana (5), Albânia (2) e San Marino (1) estreiam participação no evento.
Entre as categorias, um movimento interessante: queda das mídias tradicionais e elevação entre as novas áreas. O maior crescimento é de PR (+43%, 1.850 inscrições), seguido pela reformulada Cyber (+39%, 3.660), por Branded Content & Entertainment (+22%, 1.178), por Innovation (+17,5%, 206) e por Mobile (+12%, 1.187). Apenas quatro áreas tiveram queda: Press (-12%, 5.007), Film (-9%, 2.838) e Radio (-7%, 1.448), além de Creative Effectiveness (-50%, 80). Esta última, porém, depende de indicações do próprio festival, baseada na premiação do ano anterior.
Completam as inscrições Design (+11%, 2.624), Promo & Activation (+9%, 3.241), Direct (+4%, 2.676), Media (+3%, 3.127), Film Craft (+2%, 2.073) e Outdoor, que se manteve estável (5.660 inscrições diante das 5.613 de 2013) e, pela primeira vez, ultrapassou o número de Press – de onde foi desmembrada em 2002. Ainda sem base para análise, a estreante Product Design terá 194 cases para serem julgados.
O Cannes Lions 2014 acontece entre 15 e 21 de junho, na Riviera Francesa. Confira a cobertura completa do evento no propmark.