Cannes Lions deixa termo "publicidade"
O Festival Internacional de Publicidade de Cannes adota, a partir de 2011, uma nova assinatura. O maior evento da propaganda mundial passa a se intitular Festival Internacional de Criatividade, mudança que procura refletir a transformação do Cannes Lions durante os últimos anos, avaliando e premiando não só a publicidade tradicional, mas toadas as formas de comunicação.
Na próxima edição, os júris internacionals outorgarão troféus em 13 categorias: Film, Press, Outdoor, Cyber, Media, Direct, Radio, Promo & Activation, Design, PR, Film Craft, Titanium & Integrated e Creative Effectiveness – esta última que acontece pela primeira vez, laureando cases que receberam Leão nas edições anteriores e renderam bons resultados para seus clientes.
“Se você vir e ouvir as conversas que acontecem durante o Cannes Lions perceberá rapidamente que o evento evoluiu muito além da mera publicidade”, explica Philip Thomas, ceo do Cannes Lions. “Além da bem-vinda grande participação de profissionais nas categorias Design, Media, PR, Activation e de todas as formas de comunicação, os trabalhos vencedores em Cannes não podem mais ser simplesmente descritos como ‘publicidade’. Muitos dos Grand Prix são agora outorgados a experiências, tecnologias, mídia social, conteúdo gerado pelo usuário, serviços, eventos – as opções para os profissionais de marketing agora são as mais variadas e enriquecedoras, e precisamos abraçar estas mudanças. É importante que Cannes Lions ofereça um evento global que seja relevante para a indústria, e tendo prestado atenção ao feedback de seus líderes, consideramos que agora é a hora certa de realmente refletir o que o Festival se tornou”, completa Thomas.