Cannes Lions nomeia Spike Lee como Creative Maker do ano
Novidade nesta edição, prêmio foi criado com o objetivo de homenagear criativos que são referência no mercado
O Festival de Cannes Lions anunciou o primeiro prêmio honorário de Creative Maker como parte da 70ª edição da premiação. O prêmio inaugural será entregue ao cineasta, roteirista, ator e produtor Spike Lee.
Lee se tornou um dos principais nomes do mercado audiovisual mundial. O diretor coleciona diversos prêmios, incluindo um Gran Prix do Festival de Cinema de Cannes em 2018, com a película Inflitrados da Klan.
Além disso, Lee fundou a própria agência de criação, chamada Spike DDB, que tem como missão ajudar as marcas a acompanharem o ritmo da cultura.
“Sabemos que o trabalho criativo de classe mundial exige muito para ser entregue. Desde a sua criação, o Cannes Lions sempre foi sobre os criadores e os criativos que atravessam paredes para concretizar sua visão. Daqui para frente, este prêmio vai homenagear criadores criativos, de qualquer disciplina, que sejam referências inspiradoras para toda a nossa comunidade. Em nosso 70º ano, parece apropriado que o primeiro prêmio Creative Maker vá para um diretor. É uma grande honra presentear Spike Lee, uma das figuras mais influentes do cinema e da cultura contemporânea, com esta homenagem ao vivo no Festival", afirmou Simon Cook, CEO do Festival de Cannes Lions.
Além de receber o prêmio, Spike Lee vai participar de um bate-papo no palco da premiação ao lado do cineasta e diretor Barry Alexander Brown, no dia 23 de junho.
"Spike Lee é um modelo criativo que abriu caminho para tantos criativos negros. O prêmio Creative Maker of the Year nos inspira a continuar liderando a criação de caminhos para diversas vozes e promover a inclusão e a equidade em toda a indústria criativa global. Aplaudimos a parceria", completou Peter O Ukhurebor, fundador da Black At Cannes.
*Crédito: Flickr/canburak