Cannes Lions reformula área de Cyber

Questionada pelos participantes do Cannes Lions há pelo menos três edições, quando o digital passou a permear praticamente todas as grandes estratégias de comunicação – fossem elas de promo, marketing direto, mídia, mobile e tantas outras áreas –, a área de Cyber Lions passará por mudanças para a edição de 2014. Cogitada até para ser extinta, a divisão foi remodelada pela organização do Festival Internacional de Criatividade para ganhar mais sentido.

A partir da edição deste ano, três novas categorias integram a área: Social, Branded Technology e Branded Games. Em Social, serão destacadas estratégias nas quais a execução tem base nas redes sociais. O júri deve considerar o nível de engajamento gerado e o retorno comercial da ação, além, claro, da utilização criativa dos meios. Já em Branded Technology, os prêmios serão entregues aos cases que aproveitam a tecnologia existente a serviço das marcas – ao contrário do Innovation Lions, lançado em 2013 para referendar os projetos desenvolvidos pelas próprias agências ou clientes. Por fim, Branded Games reconhecerá as execuções criativas de comunicação dos anunciantes por meio de jogos sociais.

Para referendar as modificações, a organização do Cannes Lions sondou alguns dos principais profissionais do mercado, ligados à área de Cyber. “Em um tempo em que a natureza do marketing e publicidade digital está mudando a cada dia, minuto e segundo, o festival não está apostando, mas sim liderando um movimento de premiação com categorias modernas”, destacou Flo Heiss, fundador do Studio Heiss e jurado em Cyber no ano passado. “É claro, compreensivo e definitivo fazer com que a área vá além não só em Cannes, mas em todos os demais festivais”, acrescentou Clarence Chiew, diretor de criação da Iris”. “O Cannes Lions está introduzindo uma reformulação muito interessante em Cyber e mostra o quão vibrante essa divisão é em nossa indústria. Estou convencido de que é daí que o próximo grande passo virá”, ressaltou Rei Inamoto, CCO da AKQA.

Para Philip Thomas, CEO do Cannes Lions, “Cyber Lions tem passado por muitas mudanças desde seu lançamento, em 1998. Mais recentemente, com todas as evoluções do ambiente digital e a introdução do Mobile Lions em 2012, tornou-se necessário revisar a estrutura e o propósito da área. Agradecemos os tantos líderes da indústria que nos ajudaram a encontrar um novo formato para Cyber, adaptando-a para o mundo em constante mudança que é a comunicação”.

Também passa a ser avaliado como subcategoria da área o Cyber Craft, que leva em conta a excelência de produção dos trabalhos na área – como já acontece com trabalhos de Press e Outdoor, por exemplo, e que em Film ganhou uma área separada em 2010, a de Film Craft. Para facilitar o entendimento frente às mudanças, o Cannes Lions também disponibilizou um vídeo de esclarecimento em seu canal no YouTube. Mais informações também estão disponíveis no site do festival.