O tradicional Cannes Predictions, evento global da Leo Burnett Worldwide que apresenta os comerciais com maiores chances de serem premiados no Cannes Lions, acontece na próxima segunda-feira (11), na ESPM, em São Paulo. No Brasil, a realização é da Leo Burnett Tailor Made, do propmark e do jornal O Estado de S. Paulo — representante brasileiro do festival —, e conta com patrocínio de SBT, BossaNovaFilms, iStockPhoto e Stilgraf. O evento tem ainda apoio da ESPM e Johnnie Walker. A organização é da PS Carneiro.

Durante o evento haverá debate e um talk show comandado por Marcello Queiroz, diretor de redação do propmark, com os jurados e convidados, que terão a oportunidade de manifestar suas expectativas em relação ao festival. Na sequência, será exibido o rolo de comerciais favoritos a Leões. Além dos filmes indicados globalmente pela Leo Burnett, também serão mostrados 45 trabalhos do Brasil pré-selecionados por agências locais.

O pacote de filmes deverá contar com o comercial “Três porquinhos”, criado pela BBH de Londres para o jornal inglês The Guardian, que vai para o festival deste ano considerado pelo mercado internacional como prêmio garantido à Leão de ouro ou até mesmo para disputar Grand Prix. O trabalho, uma superprodução, divulga o conceito “Jornalismo aberto”, que prioriza a participação dos cidadãos na mídia. A votação dos filmes será aberta ao público presente no encontro, estimado em 300 convidados, entre eles, diretores de marketing e ceos de grandes empresas; clientes das principais agências com trabalhos inscritos no festival, além de profissionais do mercado publicitário.

Já confirmaram presença na edição do Cannes Predictions deste ano João Livi, diretor geral de criação da Talent; Hugo Rodrigues, cco e coo da Publicis Brasil; Jose Henrique Borghi, sócio e presidente da BorghiErh/Lowe; Glen Valente e Priscila Stoliar, ambos do SBT; Mario D´Andrea, sócio e cco da Fischer & Friends; Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara; Roberto Fernandez, diretor executivo de criação da JWT; Manoel Zanzotti, diretor de criação da Z+; Paulo Pinton, gerente de produto da BMS; Ricardo Souza, diretor de marketing da Sara Lee; Marco Versolato, vice-presidente de criação da DM9DDB; Caique Ferreira, diretor de comunicação da Renault; Ruy Lindenberg, vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made; e Paulo Bione, da ESPM.

Várias atrações estão programadas pelos patrocinadores. O SBT, por exemplo, vai colocar uma jaula gigante com uma TV Led 50 polegadas, que mostra leões selvagens. Promotoras vão entregar diversas chaves. Aquela que conseguir abrir a jaula ganha a TV. Já a iStockPhoto irá expor uma série de fotografias, duas delas serão sorteadas entre os presentes. A Johnnie Walker vai montar um bar temático.