O total de inscrições para a 56ª edição do Festival Internacional de Cannes, que acontece de 21 a 27 de junho, foi de 22.652 trabalhos de 86 países. O montante representa queda de 20% com relação ao ano anterior, quando foi batido o recorde de trabalhos inscritos. As inscrições brasileiras tiveram redução de 38%. Em 2008 foram 2.461 peças inscritas e, em 2009, apenas 1.519. Nesta edição do evento, o Brasil vai levar 198 delegados.

“Embora haja naturalmente menos países entre as categorias, o Lions continua a ser o prêmio global mais cobiçado, com mais de 22,6 mil trabalhos inscritos de 86 países. Estamos ansiosos por receber os 11 júris que estarão em Cannes para homenagear o que há de mais criativo na indústria da comunicação. Estamos particularmente contentes com o lançamento da categoria PR Lions, que teve grande suporte e adesão de nossos colegas da indústria de PR. Com 431 trabalhos inscritos, de 239 empresas e 48 países”, disse Philip Thomas, ceo do Festival.

Participação brasileira
O Brasil manteve a posição de destaque entre os países inscritos, ficando atrás somente dos EUA (2.726) e da Alemanha (2.131). A categoria com mais peças foi a Press (432), seguida de Outdoor (290), Cyber (181), Design (174), Film (141), Media (79), Radio (67), Direct (57), Promo (56), PR (26), Titanium (16).

“Nossas inscrições em Press e Outdoor caíram muito além do esperado. Porém tivemos ótimas surpresas, como na categoria Design, na qual o Brasil envia mais de 15% do total de inscrições do mundo, graças ao excelente trabalho da Abedesign e da Apex, que impulsionou essa excelente performance. Isso nos leva a acreditar que teremos bons resultados em Design”, afirma Odmar Almeida Filho, diretor-executivo das Unidades de Negócios Jornais e Digitais do Grupo Estado.